Saúde

Diretor da OMS alerta para uma nova onda mundial da Covid

As declarações foram feitas aos integrantes do Comitê Olímpico Internacional em Tóquio

22 JUL 2021 - 09h:28 Por Redação/TR
Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. - Foto: Reprodução

De acordo com declarações dadas pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, na quarta-feira (21), aos integrantes do Comitê Olímpico Internacional em Tóquio, o mundo está entrando em uma nova onda de infecções e mortes por covid-19. As informações são G1.

 “Dezenove meses após o início da pandemia e sete meses desde que as primeiras vacinas foram aprovadas, estamos agora nos estágios iniciais de outra onda de infecções e mortes”, alertou.

Ghebreyesus afirmou que a falha global em compartilhar vacinas, testes e tratamentos está alimentando uma "pandemia de duas vias". Países com recursos adequados estão se abrindo, enquanto outros estão fechando em uma tentativa de retardar a transmissão do coronavírus. A desigualdade de vacinas em todo o mundo está mascarando uma “injustiça terrível”, disse.

“Isso não é apenas um ultraje moral, é também epidemiológica e economicamente autodestrutivo”, afirmou. Quanto mais a pandemia se arrastar, mais turbulência socioeconômica ela trará, conforme o diretor da entidade. “A pandemia é um teste e o mundo está falhando”, disse. A ameaça da covid-19 continuará até que todos os países tenham controle sobre a doença, de acordo com Ghebreyesus.

Os Jogos de Tóquio estão marcados para começar na sexta-feira (23), após terem sido adiados em 2020 devido ao coronavírus. Contudo, casos crescentes da doença na capital do Japão ofuscaram as Olimpíadas, que baniram todos os espectadores depois que o país declarou estado de emergência.

Brenda Assis - JD1 News

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar