Saúde

Dois casos confirmados do coronavírus desembarcam em Campo Grande/MS e um ainda vai na boate Valley

16 MAR 2020 - 12h:42 Por Paulo Ricardo
Casal é diagnosticado com coronavírus, ele está em São Paulo e ela em Campo Grande Casal é diagnosticado com coronavírus, ele está em São Paulo e ela em Campo Grande - Arquivo pessoal/Instagram

Alguns sites publicaram que as notícias sobre o assunto são “Fake News”, mas a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou no sábado (14) que dois pacientes deram positivo para o vírus Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Um homem chegou recentemente de Londres e a jovem teve contato com o namorado no Rio de janeiro

Conforme a SES: “[...] Os casos confirmados são: uma mulher de 23 anos que procurou a UPA Leblon no dia 12 de março e foi contaminada após contato com um caso positivo no Rio de Janeiro. O outro caso é de um homem de 31 anos que procurou a UPA Coronel Antonino no dia 12 de março, que chegou recentemente de Londres e manteve contato com um caso positivo em São Paulo. Os dois casos estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados. [...]” (i)

Festa na Valley

Segundo o site Correio do Estado (ii), a jovem Thayany Silva, de 23 anos, é uma das primeiras diagnosticadas com o novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul.

Ela esteve em uma festa de formatura na casa noturna Valley, em Campo Grande/MS, na noite da última quarta-feira (11).

Thayany Silva recebeu o resultado do exame no sábado (14) com a confirmação positiva do diagnóstico 

“Eu fui à festa de formatura sem ter ideia de que poderia estar com coronavírus, depois que meu namorado, que está em São Paulo, foi confirmado eu fui correndo fazer o teste. Mas eu não estou sentindo nada, não tive nenhum sintoma, só um incomodo na garganta que passou rápido”, explicou Thayany ao Correio do Estado.

Dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas (iii)

Ela informou que está na Capital e que agora outras pessoas que tiveram contato com ela também farão testes.

“A Valley não estava muito cheia porque era uma festa de formatura. Agora que fui confirmada meus pais farão os exames também”, confirmou.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), Thayany Silva esteve na Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Leblon na quinta-feira (12), um dia depois de ter ido à casa noturna. 

Namorado

Thayany é namorada do empresário Ueze Zahran Stamatis, que mora em São Paulo, e testou positivo para o novo coronavírus na noite da última quinta-feira (12). Ele anunciou o teste em seu perfil do Instagram. A postagem causou alvoroço entre os amigos dele na capital sul-mato-grossense. Ao Correio do Estado, ele disse que não vem à cidade há mais de quarenta dias. “Faz um bom tempo que não vou a Campo Grande”. 

Thayany, por sua vez, que mora em Campo Grande/MS, esteve com Ueze no último fim de semana, no Rio de Janeiro (RJ). O empresário não se lembra se contraiu o novo coronavírus na capital paulista ou na capital fluminense. 

“Estou aqui para ajudar (a esclarecer). Ela estava comigo no Rio. Já estou achando que não foi no Rio que eu peguei isso”, contou. “Deixei ela (Thayany no Aeroporto de Guarulhos). Ela estava de máscara e eu não”, complementou Ueze.

Ueze também falou que pediu para ela não ir na festa da Valley:  

“Eu pedi para ela não ir porque ela não sabia do meu resultado. Ela foi porque não estava sentindo nada. Foi com as amigas dela, não vi problema nenhum nisso. Queria que ela tivesse esperado, porque realmente, eu não sabia que eu estava (com o coronavírus)”, disse o empresário, que está em isolamento domiciliar.

Fontes:

(i) http://www.ms.gov.br/secretaria-de-saude-confirma-dois-casos-de-coronavirus-em-mato-grosso-do-sul/

(ii) https://correiodoestado.com.br/cidades/estudante-com-coronavirus-esteve-na-boate-valley-na-vespera-do-exame/368932

(iii) http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3511

Saiba Mais

O povo brasileiro vai pagar caro pela descentralização das ações contra o coronavírus

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar