Saúde

Mulher relata drama com queda de cabelo após covid; estudo aponta sequela da doença

Queda de cabelo está entre as principais sequelas existente nas pessoas no chamado 'pós-covid', assim como ansiedade, fadiga e falta de ar

24 FEV 2022 - 20h:15 Por Redação/PL
Cabelo da mulher passou a cair com mais frequência após o covid. Cabelo da mulher passou a cair com mais frequência após o covid. - Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Uma mulher, moradora de Campo Grande, decidiu procurar as redes sociais para alertar sobre uma sequela da covid-19, que vem tirando o sono dela: a queda de cabelo após a infecção.

Em sua publicação, no grupo "Aonde ir em Campo Grande - Legítimo", ela explica que contraiu a doença em outubro do ano passado, mas que percebeu desde então que seu cabelo vem caindo além do normal.

"Meu cabelo está caindo horrores. Já tomei vitamina, passei tônicos e nada de parar de cair", escreveu bastante preocupada com a situação.

Ainda na publicação, ela ressalta que não consegue ir ao médico por estar desempregada, mas aceitou sugestões de pessoas que passaram pelo mesmo processo da queda de cabelo e o que fizeram para melhorar esse problema.

Muitas pessoas relataram nos comentários que o ideal seria cortar o cabelo bem curto para 'sofrer menos'. Entre outras opções colocadas pelos internautas estavam vitaminas como Lavitan, chá e tantos outros.

Mas a queda de cabelo é uma sequela da covid-19? O TopMídiaNews buscou respostas em estudos nacionais para identificar esse potencial problema nas pessoas infectadas pelo coronavírus ao longo desses dois anos de pandemia.

Queda de cabelo é uma das sequelas

Uma pesquisa feita pela ESP-CE (Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues) apontou a queda de cabelo como uma das principais sequelas deixadas pela covid-19 nas pessoas. Além delas, estão a ansiedade, fadiga e falta de ar.

O estudo reuniu 470 pacientes, com 275 referentes à primeira onda e 195 com o segundo maior pico de notificações de casos.

Pesquisadores notaram que nos sintomas físicos, a fadiga ou cansaço apareceu com maior destaque entre os pacientes, principalmente para quem teve a segunda onda de contágio. A queda de cabelo, também conhecida como alopecia, veio logo na sequência e a falta de ar completaram as sequelas nas pessoas.

Para a Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, os casos de sequelas da pós-covid precisam ser investigadas e tratadas adequadamente, pois assim elas não podem render sérias complicações.

O dermatologista Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia explicou que a perda do cabelo é um fenômeno que engloba a fisiologia no corpo.

"A perda de cabelo é um fenômeno bem descrito após qualquer estresse fisiológico no corpo. Embora ainda não tenhamos estudo científico sobre o assunto, essa queda pode estar ligada ao estresse físico e psicológico que os pacientes vivenciaram com a infecção", explicou.

Como tratar?

Especialistas alegam que não existe uma forma de prevenir a queda de cabelo, uma vez que a pessoa é infectada pelo coronavírus. Contudo, dermatologistas garantem que eles voltam a crescer espontaneamente nos pacientes que apresentavam um couro cabeludo saudável antes da doença.

O processo, no entanto, pode levar de semanas a meses e os fios costumam crescer mais finos, frágeis e quebradiços.

Vinicius Costa - TopMídia News 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar