Saúde

"Não deixe ninguém beijar seu bebê", alerta mãe após filha contrair herpes

12 FEV 2022 - 23h:00 Por Redação/PL
Olha como fico o estado do bebê. Olha como fico o estado do bebê. - Foto: Reprodução

“Não deixe ninguém beijar seu bebê”, alertou uma mãe aos pais em uma publicação que repercutiu nas redes, nesta quinta-feira (10/2). Sadie, de apenas 21 meses, contraiu herpes labial e passou três semanas com dor e feridas na boca após ser beijada por um adulto.

“Por favor, não deixe ninguém beijar seu bebê. Não importa quem seja ou se você acha que a pessoa vai ficar ofendida. Ainda que machuque os sentimentos de alguém, mantenha seu bebê seguro”, escreveu Leah Green, mãe da bebê. As informações são do Correio Braziliense.

A postagem foi publicada por uma página sobre cuidados maternos no Instagram. No texto, Leah conta que, após ser beijada nos lábios por um adulto, a filha apareceu com manchas na boca e, em seguida, teve uma febre de 39°C. As pequenas manchas se espalharam e junto delas surgiram feridas brancas. Elas se transformaram em um pus horrível, especialmente atrás dos dentinhos. Só de encostar, as feridas sangravam e ela gritava de agonia”, lembra.

Foram três semanas de agonia. Durante o período, Sadie não comia nem bebia nada devido à dor. Em decorrência da dificuldade de engolir, a pequena perdeu peso e ficou desidratada. “Ela ficou simplesmente grudada no meu quadril por quatro dias seguidos. Qualquer tentativa de tirá-la do colo já a fazia gritar.”

Com a ajuda de analgésicos, a dor passou, mas os outros sintomas só desapareceram depois de muita espera. “Ouça e aprenda com minha experiência o motivo pelo qual você não deve beijar bebês/crianças, especialmente se eles não são seus”, ressaltou Leah. “Ser mãe de primeira viagem e ver seu filho com dor é horrível. Foram três semanas muito, muito longas, então, espero ajudar as pessoas espalhando conscientização.”

A CIÊNCIA

Infectologista do Hospital das Forças Armadas, Hemerson Luiz, atenta para os riscos da contração da herpes durante a infância. “O vírus pode desencadear uma infecção generalizada e secundária devido às lesões causadas”, explica. “A gengiva e a boca das crianças ficam acometidas, gerando uma dificuldade para engolir, náuseas, gânglios no pescoço e uma possível desidratação e desnutrição.”

O Herpes-Vírus Simples (HSV) é comum e está presente em uma boa parte da população. Como explica o médico, ele fica ‘adormecido’ e passa por contato direto (como a saliva). “A infecção primária pode ser mais disseminada na infância. O vírus, após a manifestação, fica alojado”, explica. Em estado de latência, o HSV espera um momento de queda imunológica do nosso corpo para manifestar os sintomas.

Vinícius Squinelo - TopMídia News 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar