Saúde

Umidade abaixo de 20%: Confira cuidados com a saúde por conta do tempo seco em MS

18 SET 2021 - 12h:00 Por Redação/EC
Com poucas nuvens e o sol brilhando forte, a qualidade do ar fica comprometida Com poucas nuvens e o sol brilhando forte, a qualidade do ar fica comprometida - Foto: Henrique Arakaki/ Jornal Midiamax

Tempo seco com a umidade relativa do ar chegando a marcar menos de 20%, cuidados com a saúde são importantes para se manter saudável e não ter problemas por conta da baixa umidade do ar.

Ninguém quer passar 'mal de calor' e isso pode ser evitado com ações simples. "A principal dica é se hidratar, consumir bastante água. Às vezes, as pessoas acham que sucos ou refrigerantes podem suprir, mas não, tem que ser água", explicou o clínico-geral Renato Figueiredo ao Jornal Midiamax. Segundo ele, um adulto com peso em 70 kg e 80 kg deve consumir de 2,5 a 3 litros de água por dia.

Segundo indica a previsão, com poucas nuvens e o sol brilhando forte, a qualidade do ar fica comprometida nas horas mais quentes do dia. Os níveis de umidade podem ficar entre 20-10% durante a tarde.

O profissional aconselha atenção especial para crianças e idosos nesse período. "Esses dois grupos não costumam pedir água, então é importante que outra pessoa sempre esteja oferecendo para que eles mantenham a hidratação", disse.

O clínico também aconselha a população que evite sair no horário de pico do sol, quando a temperatura é geralmente mais alta e o sol mais quente, entre 10h e 16h. "Quem faz exercícios deve evitar fazer fora desse horário e estar sempre com uma garrafinha de água para se hidratar", recomendou. Além de sempre usar protetor solar para proteger a pele do sol quente.

Além de ressecar a pele e mucosas, a baixa umidade favorece o surgimento de doenças respiratórias, podendo causar também irritações nos olhos, nariz e garganta.

Renato explicou à reportagem que no calor o corpo tende a perder mais líquido com o suor para tentar manter a temperatura corporal, mesmo que a pessoa esteja em casa e na sombra, por isso sempre se deve manter a hidratação.

Midiamax - Fábio Oruê

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar