Yan Pedro Amaro Silva, de 9 anos, que morreu na Santa Casa de Campo Grande após ser atingido pela peça de um caminhão quando estava em um ônibus na BR-163, em Coxim, viajava para ir ao médico em Rio Verde de Mato Grosso na manhã da última terça-feira (9).
O menino teve morte cerebral na manhã desta quinta (11) após sofrer um TCE (Traumatismo Craniano Encefálico) e ficar em estado grave na Santa Casa.
Uma tia de Yan contou para a reportagem que ele morava com a família em Coxim e viajava para Rio Verde, a aproximadamente 54 quilômetros da cidade natal, onde passaria por uma consulta médica para tratar sobre o autismo. “Ele tinha autismo, pois realizava tratamento, e na terça-feira ele tinha consulta com a médica. Ele estava indo tão feliz para Rio Verde”, afirmou.
Sorridente, especial e muito apegado a família, Yan deixa dois irmãos, de 2 e 5 anos. “Ele era um menino muito especial”, desabafou a tia.
Questionada sobre o acidente e se os pais de Yan irão cobrar uma resposta pelo que aconteceu, a familiar afirma e lamenta a partida precoce do sobrinho. “Sim, minha irmã só queria levar o filho dela de volta para a casa e agora vai levar no caixão”.
O acidente
Yan viajava em um ônibus com a mãe, na BR-163, no trecho entre Coxim e Rio Verde de Mato Grosso. Ele estava sentado na poltrona da frente quando a peça teria se soltado de uma carreta, durante uma ultrapassagem, e quebrado o para-brisa, atingindo o menino na cabeça.
Socorrida, a criança foi primeiramente atendida por uma equipe da CCR MSVia e encaminhada ao Hospital Regional Álvaro Fontoura. Transferido para Campo Grande, após tentativas e procedimentos cirúrgicos, o menino não resistiu.