Foto: Reprodução
As 12 pessoas da mesma família que morreram em um acidente com uma van em Puerto Quijarro, na Bolívia, na fronteira com o Brasil, foram veladas e enterradas. Dez vítimas foram sepultadas na terça-feira (13), e as outras duas na manhã desta quarta-feira (14).
Quatro sobreviventes, todos menores de idade, continuam internados na Santa Casa de Corumbá. Segundo o hospital, o estado de saúde é estável. As vítimas seguem recebendo cuidados médicos devido à gravidade dos ferimentos. As despedidas foram marcadas por cortejo com vários carros funerários e pessoas nas ruas.
A polícia e o Ministério Público da Bolívia investigam as causas do acidente. Além da velocidade, a apuração vai analisar quem autorizou um adolescente, de 14 anos, a dirigir o veículo. A legislação da Bolívia prevê punições para esse tipo de situação.
Sobre o acidente
Segundo a polícia boliviana, o adolescente dirigia a van que bateu contra uma árvore. O jovem está entre as 12 vítimas da mesma família que morreram no acidente.
A suspeita é de que o excesso de velocidade tenha contribuído para a tragédia. Conforme a Polícia de Trânsito da Bolívia, o acidente ocorreu no trecho entre Porto Soares e Puerto Quijarro, a cerca de 18 quilômetros da área urbana de Corumbá. Ao todo, 16 pessoas estavam na van.
Ainda segundo as autoridades, o veículo era improvisado, e a família voltava para Porto Suárez no momento do acidente.
Feridos levados para hospitais da Bolívia e do Brasil
Ao todo, seis pessoas sobreviveram, todas em estado grave. Parte das vítimas foram encaminhadas para hospitais da Bolívia, e outras para unidades de saúde no Brasil, em Mato Grosso do Sul.
Após o acidente, quatro vítimas deram entrada na Santa Casa de Corumbá. Uma jovem de 19 anos chegou em parada cardiorrespiratória e morreu logo após o atendimento, contabilizando os 12 mortos.
Os outros três pacientes, todos menores de idade, permanecem internados. Além deles, outra criança foi transferida de um hospital de Puerto Suárez, na Bolívia, para a Santa Casa de Corumbá, totalizando quatro pacientes internados na unidade.
Outras duas vítimas, também menores de idade, foram encaminhadas para hospitais em Puerto Suárez, na Bolívia.
Últimas homenagens
No fim da tarde de terça-feira (13) moradores da Bolívia fizeram um cortejo como forma de última homenagem às vítimas.
As vítimas eram de uma família que trabalhava principalmente com serviços de instalação elétrica domiciliar, segundo relatos de moradores da região.
A tragédia causou comoção em Puerto Quijarro, cidade pequena onde muitos moradores conheciam a família.
g1 MS e TV Morena