Agronegócio

Com previsão de geada, produtores de MS temem perda da safra de milho

Segunda safra foi plantada com atraso e já acumula perdas por seca

28 JUN 2021 - 16h:21 Por Redação/TR
Foto: A Gazeta News

A previsão de que uma massa de ar polar deve provocar queda brusca de temperatura a partir de domingo (27) já preocupa produtores rurais de Amambai, cidade no sul de Mato Grosso do Sul. Como essa massa de ar polar é continental e o centro dela está no Paraguai, muito próximo de Mato Grosso do Sul, ventos frios provocam queda brusca de temperatura com risco de geada.

O milho foi plantado com atraso devido à soja, segundo o jornal A Gazeta. Nessa época, o milho já estaria no ponto de ser colhido. Como foi plantado tarde, o grão ainda está leitoso, ou seja, em formação. E a geada poderia congelá-lo, o que pode causar perda da qualidade ou até dificultar sua formação.

Para garantir uma colheita significativa, que só deve começar no fim de julho, o clima teria que ser favorável pelo menos até o início do mesmo mês.

Perdas já começaram

A falta de chuva já causou perda de 20% da safra. Na região conhecida como Nova Esperança, na divisa entre Amambai e Coronel Sapucaia, várias hectares de lavora de milho sofreram praticamente perda parcial ou até total.

Na Fazenda Esperança, segundo o produto rural Christiano da Silva Bortolotto, o temporal impactou 350 hectares de milho e cerca de 40 hectares de trigo, cultura que também é plantada na região nessa época do ano, porém em menor escala.

“O milho que não foi devastado pelo granizo, acabou deitando com a força do vento”, disse.

Adriel Mattos - Midiamax

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar