Artesanato é a arte de criar objetos ao transformar matéria-prima em produtos únicos que expressam sentimentos e identidade cultural, usando as mãos como principal instrumento de criação.
Em homenagem aos artesãos sul-mato-grossenses, a Assembleia Legislativa realizou, na noite de terça-feira, 26, a sessão solene de entrega da Medalha Conceição dos Bugres, no Plenário Júlio Maia. O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) agraciou três talentos do nosso Estado, as artesãs Regina Emilia Lima de Vasconcellos, Claudia Regina Cavazzoni Lima e Vitória da Silva Azevedo.
A homenageada Regina Emilia Lima de Vasconcellos é formada em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (Unicamp) e iniciou sua carreira artística aos 15 anos de idade e, em seus 56 anos dedicados à pintura em porcelana, cerâmica, óleo sobre tela e aquarela, fez diversos cursos na área para especializar-se em pintura em porcelana.
Hoje, aos 73 anos, é proprietária de um ateliê em Campo Grande ao lado de sua filha Roberta e sua nora Lívia.
Já Claudia Regina Cavazzoni Lima é graduada pela Escola de Belas Artes da PUC de Campinas (SP), proprietária de um ateliê há 17 anos, onde desenvolve atividades artísticas e de designer de interiores.
A artesã trabalha com pinturas em tela e aquarelas, restauração de imagens sacras, madeira, gesso, metal, cerâmica e vidro. Membro da Organização Internacional de pintores em porcelana online, suas peças e obras estão em várias partes do país e também no exterior.
A terceira artesã agraciada por Hashioka é Vitória da Silva Azevedo, que se dedica às artes do universo infantil, com a produção de peças como kit berço, fraldas, toalhas e outras peças de enxoval para bebês e crianças. Graduada em Pedagogia, trabalha no ramo do artesanato desde 2017, dedicando-se exclusivamente aos trabalhos manuais.
Sobre a Medalha - Instituída pela Resolução 04/2013, a Medalha Conceição dos Bugres é destinada às pessoas e entidades de Mato Grosso do Sul que se destacam na produção artesanal, preservando e divulgando a cultura e as tradições regionais. O calendário oficial de eventos do Estado instituiu, em 2011, duas datas alusivas ao artesão: o Dia Estadual do Artesão, celebrado em 19 de março, e a Semana Estadual do Artesanato, entre os dias 19 e 26 de março. A honraria é anualmente entregue em uma dessas datas.
Adriana Viana/Assessoria Parlamentar