Boca Pequena

QUEM PODE E DEVE EXPLICAR ESSA SITUAÇÃO!?

3 NOV 2019 - 21h:10 Por Redação
Placa colocada no Jardim Vista Alegre, informando asfalto e drenagem na Vila Santa Maria Placa colocada no Jardim Vista Alegre, informando asfalto e drenagem na Vila Santa Maria - Foto: Reprodução

Uma licitação no valor superior a 408 mil reais que seriam destinados para drenagem e pavimentação asfáltica de ruas do bairro Vila Santa Maria em Coxim, seria o início de uma melhoria significativa para a comunidade dessa abandonada e esquecida região da cidade.

A Vila Santa Maria, devido às últimas chuvas, as ruas ficaram ainda mais prejudicadas e em péssimas condições de trafegabilidade, ocasionando transtornos para várias famílias, que abandonaram suas próprias casas com muitos prejuízos materiais e foram abrigadas na casa de parentes e amigos. 

O processo licitatório para obras de drenagem e pavimentação asfáltica na Vila Santa Maria foi devidamente realizado, com o resultado da licitação divulgada, o contrato assinado entre as partes e publicado no Diário Oficial do Estado. Tudo transcorreu dentro da legalidade e normalidade que a contratação de uma obra pública requer.

Mas como dizem os dois ditados: "O papel aceita tudo" e "Em Coxim tudo pode acontecer", a partir do momento que a vereadora Lucia da AAVC fez a divulgação da tão sonhada e merecida obra na Vila Santa Maria, começaram os rumores de que todo o processo estava errado e que os recursos destinados para a Vila Santa Maria - seriam mais uma vez -  realizados em outro bairro, ou seja, no Jardim Vista Alegre.

A vereadora Lucia da AAVC (PR) e o vereador Sinval Batista (PSDB), se deslocaram até Campo Grande e obtiveram as informações dos servidores da Agesul, assim como também de outras pessoas que tiveram responsabilidade na destinação da emenda federal, de que o processo estava certo e que não havia nenhuma possibilidade de mudança para outro bairro.

Diante dessa afirmação da Agesul, os vereadores Lucia e Sinval publicaram um vídeo pelo Facebook, na frente da sede da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Habitação), comunicando o resultado positivo, favorável à Vila Santa Maria, de acordo com os responsáveis pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos/MS. 

Para surpresa de todos os interessados em melhorar um pouquinho a situação da Vila Santa Maria, confirmando os boatos que foram ouvidos em Coxim, o bairro JARDIM VISTA ALEGRE, na esquina das Ruas Flamboyant e Travessa das Palmeiras, realmente recebeu a colocação da PLACA de início da obra, com a descrição como se ainda fosse realizada na Vila Santa Maria.

O que tem deixado os moradores da Santa Maria indignados é que ninguém consegue entender o que pode ter acontecido com mais essa intrigante situação. Após tudo certinho para iniciar as obras na Vila, ela foi transferida para outra localidade, sem nem mesmo ter sido trocado o nome dos bairros na placa da obra (conforme foto no final do texto). 

Não que o bairro Jardim Vista Alegre não precise - QUE ISSO FIQUE BEM CLARO - afinal, todos sabem que Coxim inteiro, nas áreas urbana e rural, carecem e necessitam de alguma ação do poder Executivo, que nos últimos anos, na gestão do prefeito Aluizio São José (PSB), o Município se encontra em situação de penúria, dó e lamentações, principalmente nas questões que envolvem a infraestrutura.

Coxim é exceção na região Norte e no Estado, parecendo uma cidade abandonada, largada à própria sorte, com entulhos e sujeiras para todos os lados. Crateras e buracos que aumentam em quantidade e tamanho, onde a cada chuva, são sinalizados por cidadãos, com árvores, ganhos, caixas e latas, evitando assim, acidentes de grandes proporções.   

Com essa mudança, que pelas ações iniciais executadas pela empresa contratada - já é fato concretizado - sendo a terceira vez que a Vila Santa Maria deixa de ser contemplada com o tão sonhado e esperado asfalto, em detrimento de outros bairros, deixando de serem investidos quase 2 milhões de reais nessa região, que está situada nas proximidades do centro de Coxim, há poucos metros da porta do gabinete do prefeito e do poder Legislativo municipal.

Será que esse desvio e mudança de obras e recursos de um bairro para outro, realmente foi UM ERRO GROSSEIRO?

Se foi o caso, necessita de esclarecimentos imediatos do(s) responsável(is), pois gerou fortes expectativas para um grande número de pessoas, esperançosas pelo direito sagrado de ir e vir, de não ter a residência invadida repentinamente por enxurrada, lixo e entulhos, como aconteceu durante a última chuva que caiu em Coxim.

Por outro lado, os moradores da Vila Santa Maria têm as seguintes perguntas, ainda sem respostas:

- Será que o fato já acontecido por duas vezes e agora está se repetindo, é em virtude dos vereadores que tem reivindicado benefícios para esse ou aquele bairro, são tratados com diferença pela condição de se posicionarem como situação ou oposição pela gestão municipal?

- Qual a autonomia dos dirigentes municipais em um recurso administrado e com parcela do Governo Estadual e de emenda Federal?

- É por causa de quem reside em um ou outro bairro?

- Talvez, quem sabe, seja por perseguições, picuinhas e brigas de "santidades", onde o "São José" não tem nenhuma afinidade e simpatia com a "Santa Maria"?

Com a palavra, as autoridades da cúpula do Governo Estadual, da Seinfra, da Agesul, da prefeitura Municipal de Coxim, do setor de Projetos do município ou qualquer santidade divina que, através de um milagre, faça os esclarecimentos necessários aos MORTAIS moradores da Vila Santa Maria, que nessa briga de autoridades e santidades, estão sendo abandonados e, em sua maioria, estão cansados, esgotados, indignados e revoltados com essa triste e complicada situação.

E agora, José? Só Deus na causa!!!

Placa colocada no Jardim Vista Alegre, informando asfalto e drenagem na Vila Santa Maria. Foto: Reprodução.

Saiba Mais 

"Vila Santa Maria começa a receber obras de drenagem e pavimentação asfáltica", afirma a vereadora Lucia da AAVC

"Não vou aceitar que as obras de asfalto e drenagem licitados para a Vila Santa Maria sejam realizadas em outro bairro", afirma Lucia da AAVC

Publicação do resultado da licitação no Diário Oficial Eletrônico do Governo Estadual de MS n° 9.986 - Pág. 59

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar