A primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Fátima Azambuja, esteve na quinta-feira passada (9) em Brasília, onde discutiu com Marcela Temer e primeiras-damas de outros Estados sobre a regionalização do programa federal “Criança Feliz”.
Fátima Azambuja representou Mato Grosso do Sul e disse que a ação pode fazer a diferença no futuro de centenas de crianças.
“Fiquei muito contente em ver a preocupação do Governo Federal com as nossas crianças, principalmente com a primeira infância, e o Estado já tem 11 municípios que estão participando”, disse a primeira-dama.
No retorno ao Estado, Fátima Azambuja pretende se reunir com todos os prefeitos para que mais municípios participem. “Para que a gente possa acompanhar de perto o desenvolvimento das nossas crianças desde a gestação até os seis anos de idade.”, completou.
Além de Marcela Temer também estiveram no encontro em Brasília, o ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Osmar Terra, representantes do instituto Ayrton Senna, da Organização das Nações Unidas (ONU), da Rede Sarah – Hospitais de Reabilitação, e primeiras-damas de 17 Estados.
Programa “Criança Feliz”
Criado em outubro do ano passado, o Programa “Criança Feliz” prevê atendimento a meninos e meninas cujas famílias são atendidas por programa sociais. Para os beneficiários do Bolsa Família, o acompanhamento será desde a gestação até os três anos de idade. Nas famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o acompanhamento vai até os seis anos.
O objetivo é fazer com que os governos montem equipes formadas por agentes de saúde e outros profissionais para visitas e a garantia de assistência médica, caso necessário.
Adesão dos Municípios
A expectativa é de que o Programa “Criança Feliz” chegue a 3.000 municípios, que têm até 10 de fevereiro para realizar a adesão. A aprovação no Conselho Municipal de Assistência Social deve ocorrer e ser informada até o dia 24 de fevereiro de 2017.