Brasil

INSS: Nova idade para se aposentar já está valendo

27 FEV 2021 - 23h:00 Por Emilly Constanci
Mato Grosso do Sul tem quase 20 mil pedidos de benefícios na fila de espera Mato Grosso do Sul tem quase 20 mil pedidos de benefícios na fila de espera - Foto: Reprodução

Algumas normas para se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mudaram, devido a Reforma da Previdência que alterou a concessão de alguns benefícios, as novas regras já estão valendo para aqueles que vão se aposentar esse ano.

As mudanças estão relacionadas ao tempo de contribuição, idade mínima e regime de trabalho, as exigências variam entre homens e mulheres, conforme explica o chefe de comunicação do INSS em Mato Grosso do Sul.

“A aposentadoria do INSS é por contribuição. Hoje, os segurados precisam ter no mínimo 15 anos de recolhimentos, mas esse número varia entre homem e mulher, sem a exigência de idade, o contribuinte não consegue ter o benefício. Quando os requisitos mínimos exigidos estiverem corretos, basta  ligar no fone 135 ou entrar no aplicativo para fazer o agendamento e dar início ao processo”, explicou Claudio Severo. 

O INSS afirma que “analisa os requerimentos com base única e exclusiva na lei previdenciária vigente e demais normativos”. Severo destaca que muitos pedidos são negados, pois não atendem os requisitos necessários. 

"O segurado pode e deve realizar a simulação do tempo de contribuição no aplicativo meu.inss.gov.br, lá tem todos os dados dele que é o mesmo que o servidor verifica ao dar entrada no processo. Por meio do aplicativo é possível analisar todos os dados, tempo que ele trabalhou e até mesmo uma simulação financeira", reiterou. 

O INSS tem 1,7 milhão de brasileiros que aguardam a aprovação de benefícios pagos pela entidade em todo o território nacional. Em Mato Grosso do Sul, o número de pedidos a espera há mais de 45 dias por uma resposta do instituto é de 19.950 trabalhadores.

Conforme informado pelo Instituto, em 2020 foram 141.608 requisições de benefícios no Estado, dos quais 89.567 processos de aposentadoria foram concluídos e 38.898 estão pendentes de análise e 6.925 estão aguardando que os requerentes enviem documentos. 

NOVOS CRITÉROS PARA SE APOSENTAR:

Por idade mínima progressiva: o benefício pode ser solicitado por mulheres com 56 anos e seis meses de idade, com mais 30 anos de contribuição. Os homens deverão ter 61 anos e seis meses de idade, com mais 35 anos de contribuição.

Por idade: mulheres podem se aposentar aos 60 anos e seis meses, e homens aos 65 anos de idade, ambos com pelo menos 15 anos de contribuição.

Por pontos: a pontuação corresponde à idade + anos de contribuição, que deve totalizar 87 pontos para mulheres e 97 pontos para homens.

O QUE FAZER QUANDO O BENEFÍCIO É NEGADO

que tiveram a aposentadoria negada podem ter uma nova chance. De acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), cerca de 4 milhões de pessoas tiveram a previdência reprovada em 2020. No entanto, é preciso ficar atento, pois o próprio INSS realiza uma nova análise capaz de autorizar o benefício.

O segurado que achar que o indeferimento é indevido pode entrar com recurso administrativo. O trabalhador tem 30 dias, contados a partir do momento em que fica sabendo do indeferimento, para entrar com a contestação. Não é necessário ter advogado para apresentar recurso para uma nova análise do processo.

O INSS terá até 140 dias para reavaliar seu pedido. Porém devido a crise do novo coronavírus, esse prazo vem sendo amplificado. Caso não haja um retorno do órgão, o cidadão pode recorrer a justiça sob o acompanhamento de um advogado.

Severo reitera que para evitar tais situações, é fundamental analisar com atenção as documentações necessárias antes de encaminhar para analise. Ao solicitar a aposentadoria, o cidadão deve se certificar de que regras são válidas para a sua modalidade, revisar todo o histórico de trabalho e contabilizar o tempo de serviço e contribuição de acordo com a Reforma da Previdência.

Rafaela Moreira - Correio do Estada MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar