Brasil

MEC divulga selecionados para bolsas na primeira chamada do ProUni

Em Mato Grosso do Sul, são 1.782 bolsas de estudo ofertadas pelo programa

19 JAN 2021 - 15h:22 Por Talyta Rodrigues

O Ministério da Educação (MEC) foi divulgado, nesta terça-feira (19), a relação dos candidatos vínculos na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2021.

Universidades particulares de Mato Grosso do Sul têm disponíveis 1.782 bolsas de estudo, entre integrais e parciais, por meio do programa.

Lista com o nome dos assentados está disponível no site do Prouni .

Os candidatos selecionados devem comprovar as informações prestadas na inscrição até o dia 27 de janeiro. 

Os selecionados escolheram até o dia 27 de janeiro para comprovar as informações prestadas na inscrição. 

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 1º de fevereiro.

Conforme dados do Ministério da Educação, em Mato Grosso do Sul são 929 bolsas de estudos integrais e 853 parciais, em diversos cursos, presenciais e no sistema de educação à distância (EAD).

Em todo o Brasil são 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais.

Nesta seleção, foram utilizados, excepcionalmente, conforme as notas do Enem de 2019, tendo em vista que o Enem de 2020 começou a ser analisado no último domingo (17) e as notas serão divulgadas após o processo de seleção do Prouni.

Os pré-selecionados na primeira chamada obterão entre os dias 19 e 27 de janeiro para apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.  

Bolsas

Podem se inscrever no Prouno estudantes que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou tenham sido bolsista integral no caso de ter cursado na rede particular.  

Para concorrer a uma das bolsas integrais, estudante deve ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo, por pessoa.  

Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar deve ser de até três recompensas por pessoa.

É preciso ainda que o candidato tenha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação. 

Na inscrição, candidato pode escolher até duas opções de instituição de ensino, curso e turno entre as disponíveis, em ordem de preferência.  

Ao fim do prazo, os concorrentes concorrentes classificados de acordo com opções e notas definidas no Enem.  

Os candidatos não convocados nas duas primeiras chamadas devem manifestar interesse em prosseguir no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro. A lista de espera disponível para consulta em 22 de fevereiro.

O cronograma completo também pode ser consultado na página do programa .

Por: Glacea Vacari – Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar