Coxim MS

Câmara de Coxim aprova projeto que cria Programa de Educação Financeira para servidores municipais

19 NOV 2025 - 08h:39 Por Redação/WK
Presidente da Câmara de Coxim, vereador Luiz Eduardo e vereadora Adriana Nabhan. Foto: Hugo Crippa Presidente da Câmara de Coxim, vereador Luiz Eduardo e vereadora Adriana Nabhan. Foto: Hugo Crippa

Na sessão ordinária de terça-feira (11), os vereadores da Câmara Municipal de Coxim aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 25/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Luiz Eduardo (PP), e coautoria da vereadora Adriana Nabhan (MDB). A proposta autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Educação Financeira para os Servidores Públicos Municipais, com o objetivo de promover o conhecimento e a prática da gestão consciente das finanças pessoais.

De acordo com o texto aprovado, o programa tem como finalidade orientar os servidores sobre planejamento orçamentário pessoal, informar sobre o uso consciente do crédito e a prevenção do endividamento, estimular a formação de poupança e investimentos responsáveis, além de oferecer capacitação por meio de cursos, palestras, oficinas e materiais educativos.

O projeto também autoriza o Executivo a firmar parcerias com instituições públicas e privadas, como bancos e entidades educacionais, para a implementação das ações. A adesão dos servidores será voluntária, respeitando o interesse e a disponibilidade de cada participante.

Segundo o vereador Luiz Eduardo, a proposta reforça o compromisso do Legislativo com o bem-estar dos servidores municipais.

“A educação financeira é um dos grandes desafios do nosso país. Muitas pessoas acabam tendo sua vida afetada por não terem acesso a esse tipo de conhecimento. No caso dos servidores públicos, a situação é ainda mais delicada, pois, ao ingressarem no serviço, são constantemente expostos a ofertas de crédito consignado. Sem uma boa instrução financeira, é fácil se perder nesse processo. Nosso objetivo é contribuir para que cada servidor tenha mais controle sobre suas finanças e, consequentemente, mais qualidade de vida e tranquilidade no trabalho”, destacou.

A vereadora Adriana Nabhan, coautora do projeto, lembrou que a proposta surgiu a partir de uma indicação feita por ela em 2024 e de uma demanda apresentada por uma servidora municipal.

“Em 2024, apresentei uma indicação solicitando ao prefeito Edilson Magro a elaboração de um projeto voltado à capacitação financeira dos servidores. Essa demanda surgiu a partir de uma conversa com uma servidora que me procurou, destacando a importância de promovermos a educação financeira dentro do serviço público. Hoje, com a parceria do vereador Luiz Eduardo, conseguimos transformar essa ideia em realidade. Já existe, inclusive, uma parceria em andamento com um grupo de estudos do Instituto Federal de Coxim, que trabalha a orientação sobre investimentos e educação financeira. Tenho certeza de que essa articulação vai render ótimos frutos e fortalecer nossa população com conhecimento e autonomia”, afirmou.

Com a aprovação unânime, o Projeto de Lei nº 25/2025 segue agora para sanção do Poder Executivo.

Fonte: Hugo Crippa/AssCom CMC

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar