A Câmara Municipal de Coxim realizou na noite de sexta-feira (8), a Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
O vice-presidente do Poder Legislativo, vereador João Moraes Neto - o João do Posto (PSD), concedeu Moção de Congratulação para a professora aposentada Emília de Paulo Altafini, que nasceu em 08 de junho de 1956, em Presidente Prudente/SP, em uma família grande e abençoada, composta de outros dez irmãos.
Em sua infância morou em sítios de vários proprietários de terras, onde Emília e suas irmãs tinham de percorrer grandes trajetos a pé para estudar, mas sempre alegre e motivada, pois frequentar a escola era seu sonho.
Quando já estava com 12 anos de idade seus pais se mudaram para cidade. Naquela época era muito difícil conseguir vagas para todos os irmãos, pois eram muito novos.
Mesmo criança, Emília saiu para procurar emprego, logo conseguindo uma oportunidade de trabalho. Para conciliar estudo e trabalho, Emília passou a estudar a noite, mesmo tão jovem, e com todas as dificuldades se manteve firme ao seu propósito.
Ainda jovem, Emília conheceu seu esposo e com o passar do tempo a vontade de casar e formar uma família aflorou em ambos. Emília casou aos 16 anos, quando por um tempo teve de dar uma pausa nos estudos.
Emília viveu em Presidente Prudente por muitos anos, e enquanto lá viveu teve duas filhas. Foi em uma viagem a passeio em 1979, que veio a Coxim e seu marido decidiu morar aqui. No começo, Emília ficou relutante devido à saudade da cidade em que morava, mas acabou vindo por entender que seria o melhor para sua família.
O tempo passou e Emília teve sua terceira filha e depois de algum tempo voltou a estudar, freqüentando a escola junto com sua filha mais velha, onde estudavam a noite na escola estadual Viriato Bandeira, e algum tempo depois se transferiu para a escola Silvio Ferreira, onde fez o magistério para poder dar aulas.
Emília relata que não demorou e o então prefeito na época, Dr. Flávio Garcia (in memoriam), disponibilizou ônibus para quem quisesse fazer faculdade em Presidente Prudente/SP, e isso foi maravilhoso, onde Emília junto com suas amigas iam de 15 em 15 dias para estudar.
No terceiro ano, Emília já trabalhava e conseguia pagar sua faculdade, contando ainda com a ajuda de uma amiga para enfrentar essa caminhada.
Emília prestou concurso para a educação de Coxim, sendo aprovada e seguiu com sua vida ministrando aulas no município.
Em 2018 completou seus anos de trabalho e se aposentou, se dedicando inteiramente a sua família.
João do Posto, acrescentou: "Emília de Paulo Altafini, mulher guerreira que jamais deixou se abater por qualquer dificuldade. É com grande honra que dedico esta merecida homenagem a senhora. Meus parabéns!"
A homenageada Emília Altafini, ao fazer o pronunciamento da tribuna, declarou: "Estou muito feliz e agradecida por se encontrar aqui com a minha família. Minha vida realmente não foi muito fácil, mas graças a Deus superamos os obstáculos. Quando cheguei em Coxim, aqui já tinha meus cunhados. Gosto de Presidente Prudente, mas gosto muito mais de Coxim, que é uma cidade muito boa e aqui estão meus irmãos e minha família".
"Agradeço ao Junior Mochi, que quando era prefeito eu ia muito falar com ele, sempre me atendendo. Ministrei mais aulas para o pré-escolar e o primeiro ano, sendo mãe dessas crianças e atualmente adultos, quando me abraçam, não lembro o nome, mas continuam demonstrando amor pelo professor. Em primeiro lugar agradeço muito a Deus, à minha família e a todas as pessoas que me ajudaram. Estou muito feliz por essa homenagem e agradeço ao vereador João do Posto pela moção de congratulação", finalizou Emília Altafini.
Confira a galeria de imagens: