Os problemas de limites territoriais, que resultam em conflito entre 17 municípios por área, resulta, numa situação curiosa em Rochedinho. Campo Grande criou o distrito, mas a sede do local ficou dentro do território de Jaraguari.
“Criaram o distrito e não tiveram o cuidado de saber se a sede do distrito estava dentro daquela área que eles criaram, mas não estava. Estava dentro de Jaraguari. Temos um distrito que tem área dentro de Campo Grande, mas a sede urbana pertence a Jaraguari”, afirma o gerente de regularização fundiária da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Jadir Bocato.
Em parceria com o IBGE, a agência desenvolve o projeto Arquivo Gráfico Municipal, que vai regularizar os limites do municípios em Mato Grosso do Sul. Sobre Rochedinho, ele afirma que, teoricamente, bastava avançar no território de Jaraguari para que a parte urbana fique em Campo Grande. Por sua vez, a Capital cederia área equivalente ao município vizinho.
Contudo, na prática, uma troca de área entre municípios não é tão simples. Um dos entraves é a questão econômica. “Campo Grande teria que trocar área em outra região. Como você vai chegar e falar para as pessoas que vivem lá, para um dono de propriedade, que a área vai passar para Jaraguari. O valor da terra em Campo Grande é um. Se passar para Jaraguari, no outro dia o valor pode diminuir. São conflitos que não são fáceis de resolver”, afirma Jadir.
A reportagem solicitou informações ontem(25) à prefeitura de Campo Grande sobre a situação de Rochedinho e não recebeu resposta até a publicação da matéria.
Invadido pelos vizinhos
A prefeitura de Jaraguari informa que já tentou resolver a questão de Rochedinho com Campo Grande, mas sem sucesso. “A gente já tentou acordo para ceder isso aí por uma outra área. Para Campo Grande ficar com o núcleo urbano. Não houve acordo da parte de Campo Grande. Resolver essa situação seria de grande importância para todo mundo”, afirma o prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira (PSDB).
Ele relata que outro vizinho, o município de Bandeirantes, avançou três quilômetros no território de Jaraguari, alterando uma divisa que teve validade por 64 anos. O prefeito acredita que a cidade vizinha foi motivada pelo pedágio na BR-163. “A nossas divisas são invadidas por outros municípios”, diz.
Fonte: Campo Grande News