Campo Grande MS

EXTRA! Campo Grande terá toque de recolher a partir deste sábado (21)

21 MAR 2020 - 20h:02 Por Paulo Ricardo
Toque de recolher em Campo Grande/MS começa a valer a partir de hoje (21) Toque de recolher em Campo Grande/MS começa a valer a partir de hoje (21) - Foto: Reprodução / Internet

O prefeito Marcos Trad (PSD) anunciou que Campo Grande terá toque de recolher durante 15 dias, a partir deste sábado (21), das 22h às 5 horas da manhã. O pronunciamento foi realizado durante uma transmissão ao vivo na página oficial do prefeito, no Facebook e decreto foi publicado no Diário Oficial.

“Não há outra alternativa, a partir de hoje [21] estou decretando toque de recolher, para o seu bem, para salvar a tua família. Porque nós não podemos ser infectados por esses irresponsáveis, que ficam em bares e conveniências de 24h a noite toda”, afirmou o prefeito.

Conforme o decreto, durante o horário determinado, fica terminantemente proibido a circulação de pessoas, exceto a circulação quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência, como pessoas que precisam ir até uma unidade de saúde, farmácias ou supermercados, ou trabalhadores do turno da noite e madrugada.

Nestes casos em que a locomoção é justificada, o indivíduo deverá estar, preferencialmente sozinho, sem acompanhante.

Descumprimento das normas, em casos não justificados, poderá acarretar apreensão de veículos e condução forçada de pessoas pelas autoridades municipais. Guardas municipais e equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana e de Saúde são os competentes para apurar eventuais infrações.

Conforme o decreto, também está proibida a circulação e permanência de pessoas nos parques, praças públicas municipais, ruas e logradouros, para evitar contatos e aglomerações.

Outro decreto, também publicado neste sábado (21), determina que restaurantes, conveniências, postos de combustíveis e outros estabelecimentos autorizados a abrir fechem as portas às 22h, com exceção de farmácias e mercados.

A medida, segundo Marcos Trad, tem o propósito de diminuir o índice de contaminação pelo Coronavírus (Covid-19) na cidade.

“Eu recebi quase 600 WhatsApp no meu celular, desses 600, 80% com denúncia de pessoas frequentando conveniências, na rua brincando e se divertindo como se fossem nas férias”, explicou o prefeito.

Trad ainda estimou que cerca de 9 mil pessoas devem ser infectadas em Campo Grande pelo novo coronavírus nas próximas semanas e que as medidas de isolamento social são destinadas a espaçar a contaminação, possibilitando que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja capaz de atender a todos os pacientes com o Covid-19.

A prefeitura destinou ainda 100 guardas municipais para realizar rondas pela cidade durante o fim de semana, para identificar os estabelecimentos que não estão cumprindo as determinações impostas pelo órgão, que poderão ter alvará de funcionamento cassado.

Os moradores de Campo Grande podem denunciar os estabelecimentos que permanecem abertos e com aglomerações pelo telefone (67) 3314-9955. Após às 22 horas, o número da guarda municipal (153) também receberá denúncias.

Fonte: Correio do Estado - Naiane Mesquita

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar