Além de ciência e técnica, a Enfermagem é afeto. Exemplo disso é o trabalho de profissionais como o técnico de enfermagem Wilsomar da Silva, que está na linha de frente do combate à Covid-19 no maior hospital de atendimento 100% SUS de Mato Grosso do Sul.
Indicado ao Prêmio Anna Nery 2021 pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MS), ele virou inspiração por não apenas cumprir suas funções durante os plantões, mas também se preocupar com o bem-estar dos seus pacientes.
Cortar os cabelos e as unhas, às vezes maquiar para uma vídeochamada com a família, e também ler histórias e aproximar aos ouvidos dos pacientes um aparelho celular tocando música, são algumas das “atividades extras” que Wilsomar faz de forma voluntária.
A principal motivação é gostar de gente. “Gosto muito de conversar, de deixar as pessoas alegres e vê-las bem”, confirma.
Cuidar em meio à superlotação
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, onde trabalha, é referência para tratamento da Covid -19 no Estado. A unidade teve períodos de superlotação com o aumento de internações de pacientes que desenvolveram a forma grave da doença.
Ainda assim, o técnico de enfermagem conseguiu dedicar alguns minutos diários para cantar e ditar frases de motivação para a melhora de quem ocupava os leitos de UTI. “Eu vejo no monitor os batimentos cardíacos deles aumentarem quando faço essas coisas. Acredito que isso ajudou e ajuda a dar mais força para a pessoa vencer o vírus”, diz.
Colegas de hospital se inspiram em Wilsomar. Quando possível, alguns auxiliam a deixar os pacientes mais bonitos para a alta hospitalar. Todos os aparelhos e produtos utilizados são comprados por eles mesmos.
Aos 48 anos de idade, e aos 26 de profissão, Wilsomar fala que aprendeu a fazer enfermagem com “amor, dedicação, carinho e um grande respeito pela vida da pessoa cuidada”. Também comenta que sempre incentiva todos a conhecerem a dura realidade dos profissionais nas unidades de saúde brasileiras e os valorizarem mais.
Breve currículo
Natural de Coxim, município localizado ao Norte de Mato Grosso do Sul, Wilsomar é filho da servidora pública municipal aposentada, Nilda da Silva, a "Tiri". Começou na área como atendente de enfermagem e após mudar-se para a Capital, Campo Grande, iniciou e concluiu o curso técnico de enfermagem. Já trabalhou em alguns dos maiores hospitais da cidade, entre eles a Santa Casa e o Proncor.
Sobre o Prêmio Anna Nery
Wilsomar teve a indicação ao Prêmio Anna Nery oficializada na última Reunião Ordinária de Plenário do Conselho do Coren-MS. Os conselheiros o parabenizaram pelo empenho e sensibilidade com que ele trabalha.
O Prêmio Anna Nery é concedido a personalidades de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal que tenham prestado relevantes serviços à Enfermagem, e contribuído de forma significativa para o reconhecimento e aprimoramento da profissão no Brasil.
A cerimônia de premiação deve ser realizada na última semana do mês de setembro, em Florianópolis (SC), durante o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O evento vai obedecer a todas as normas de biossegurança.
Anna Nery, a notável enfermeira que dá nome à premiação, destacou-se pelo trabalho voluntário que desempenhou durante a Guerra da Tríplice Aliança (1865 – 1870), também conhecida como Guerra do Paraguai. O seu maior legado pode ser considerado a abnegação e a perseverança na prática do cuidar do próximo, a organização sistemática e a humanização no cuidar dos doentes. Ficou consagrada pela História como a primeira enfermeira do Brasil.
Fonte: Coren/MS