O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente conquistou recentemente a Certificação Internacional de Cães de Resgate, conferida pela IRO - Internation Dog Rescue Organization (Organização Internacional de Cães de Resgate) na cidade de Xanxerê – SC.
Participaram da prova mais de vinte equipes de vários estados brasileiros além de equipes da Colômbia e Uruguai. O estado de Mato Grosso do Sul foi representado pelo Capitão BM Fábio, lotado no 6º GBM de Campo grande com seu cão Duke, um pastor Belga e pelo Cabo BM Luciclei de Coxim com a Cindy, uma cadela da raça Labrador Retriever.
A prova realizada consistia-se em duas etapas, sendo a primeira encontrar duas pessoas supostamente feridas e perdidas em uma área de mata fechada de 2 hectares no tempo máximo de 15 minutos. A segunda etapa foi a realização de 10 exercícios em obstáculos para a avaliação da obediência e destreza do cão bem como o controle do condutor sobre o mesmo.
Nas duas etapas os dois binômios (homem + cão) do MS obtiveram resultados positivos conquistando assim a certificação à nível internacional, o que possibilita o emprego da equipe em ocorrências em qualquer parte do mundo.
Coxim é a unidade pioneira no estado nessa modalidade de busca (venteio) e iniciou o trabalho com cães no final do ano de 2011 através de uma viagem de estudos realizada nos canis do Corpo de Bombeiros e Policia Militar da cidade de São Paulo. De lá para cá os militares envolvidos no projeto se capacitaram através de cursos, construíram um canil físico, adquiriram cães e hoje conta com 3 binômios, ou seja, 3 cães com seus respectivos condutores, sendo que 2 cães já estão aptos para buscas.
É importante saber que a formação do cão só é possível se houver uma equipe vinculada ao binômio, essa equipe é chamada de “figuração” ou “figurantes”, pessoas que vão interagir, realizar exercícios e se comportarem como vítimas reais, estimulado assim o cão a encontra-las utilizando principalmente o faro que é 40 vezes mais apurado que o humano.
A formação de um cão de busca pode variar de animal para animal, mas não acontece em menos de um ano e meio. É um longo período com treinamentos quase que diários e mesmo depois de formado, deve-se continuar o condicionamento canino sempre.
O Corpo de Bombeiros de Coxim é uma unidade que se destaca no estado em termos de inovação e soluções para melhorar os atendimentos e o Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães é um dos exemplos, pois, um cão faz o trabalho de dez homens, diminuindo significativamente o tempo resposta em situações reais, encontrando a vítima em menor tempo ou descartando a áreas, ou seja, liberando as esquipes para de deslocarem a outros pontos ainda não explorados.
O trabalho com cães tem o objetivo de oferecer dentro de um conjunto de especialidades, excelência no atendimento à população e principalmente visando a preservação da vida, principal estimulo do Corpo de Bombeiros Militar.
Fonte: Corpo Militar de Bombeiros