Coxim MS

Amigas em Coxim reúnem mulheres para pescar e falar sobre violência 

Intuito do grupo é aliar diversão com pautas sérias e levar conscientização para a comunidade

4 DEZ 2024 - 11h:22 Por Redação/EC
Alyne, Angelita, Monaliza e Josiane são responsáveis por fazer o encontro acontecer. Alyne, Angelita, Monaliza e Josiane são responsáveis por fazer o encontro acontecer. - Foto: Silas Ismael

Apaixonadas por pescaria, as amigas Alyne Bernardo, Angelita Nunes, Monaliza Gomes e Josiane Duarte, decidiram criar um grupo para reunir mais mulheres adeptas ao hobby de pesque e solte na cidade de Coxim, no interior de Mato Grosso do Sul. Indo além de apenas diversão, decidiram aproveitar o encontro para tratar de pautas importantes, como a violência contra as mulheres. 

O encontro oficial acontece no mês de agosto, mas Josiane enfatiza que, sempre que possível, o grupo busca se reunir. O motivo deste mês ter sido escolhido por elas, foi em alusão à campanha do agosto lilás, de combate e prevenção da violência contra mulheres.

Apesar da pesca ainda ser uma atividade predominantemente masculina, Josiane destaca que as mulheres estão cada vez mais ocupando este espaço, por isso, é tão importante aproveitar a oportunidade para unir a diversão com pautas sérias para a comunidade feminina.

"Temos que falar sobre este assunto, e iremos propagar mais ainda em cada encontro nosso. Nosso encontro ainda é um ‘bebê’, mas com intenções de ter grande relevância para a comunidade", expressa.

Segundo o grupo, o nome “Rainhas do Taquari” foi pensado para reunir grupo de mulheres fortes e determinadas, e também fazer alusão ao Rio Taquari, que banha a cidade de Coxim. 

Josiane relata que começou a se interessar pela pescaria há cinco anos, por influência do marido, que é apaixonado pelo esporte e filho de pescador profissional. A empresária, no entanto, só fisgou seu primeiro peixe há três anos, em um campeonato de pesca em Coxim, promovido pelo grupo Galera do Taquari. 

“Lá, eu conheci um grupo de mulheres de Corumbá que esteve aqui para participar do evento, foi onde comecei a praticar e me apaixonar pelo esporte”, completa.

Desde então, Josiane relata que sempre acompanhava o marido para pescar, e observava que, assim como ela, todas as outras mulheres pescando também estavam ali acompanhando os maridos.

“Sempre tive vontade de reunir essas mulheres, até porque em Coxim, na pesca, o público masculino ainda é predominante. Idealizei o evento e chamei três amigas, que de cara toparam e abraçaram a ideia, e em agosto deste ano realizamos nosso primeiro encontro das Rainhas do Taquari”, relata.

Ela descreve que a primeira edição foi um sucesso, e conseguiram fechar as vagas em apenas uma semana, reunindo 50 pescadoras. Josiane expressa que o sentimento foi de realização ao constatar que várias outras mulheres na região estavam procurando por esse tipo de encontro.

“Nos agradeceram muito por fazer isso acontecer, visto que no Estado tem grupos de mulheres na pesca, mas em Coxim não tinha. E para o segundo encontro, já temos uma lista enorme de participantes”, destaca Josiane. 

Idaicy Solano/campograndenews 

Confira a galeria de imagens, com foto de Silas Ismael:

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar