Coxim MS

Após denúncias, 12 famílias por Covid-19 são flagradas quebrando isolamento em Coxim

Vigilância Sanitária resolveu realizar fiscalização após receber denúncias sobre infectados e familiares

24 MAI 2021 - 18h:00 Por Emilly Constanci
Funcionárias da Secretaria de Saúde de Coxim durante fiscalização no fim de semana Funcionárias da Secretaria de Saúde de Coxim durante fiscalização no fim de semana - Foto: Divulgação

Preocupados com a pandemia, moradores passaram a denunciar pessoas com casos ativos de covid-19 que não estavam permanecendo em suas casas e, em ação surpresa, a Vigilância Sanitária de Coxim flagrou 12 famílias quebrando o isolamento social. As visitas envolveram fiscais, agentes de saúde e policiais militares.

Gerente da Vigilância Sanitária no município, Luiz Eduardo dos Santos explica que o trabalho de monitoramento já era realizado por telefone, mas foi necessário levar equipes até as casas. “Nós ligamos diariamente para todos os contaminados de duas a três vezes por dia para saber como estão, mas tivemos a ideia de fazer as visitas e constatamos muitas quebras”, diz.

Logo que as pessoas recebem a confirmação de que estão com o vírus, recebem um termo de compromisso para permanecerem isoladas até que o período de contágio seja finalizado. “Identificamos 12 famílias, envolvendo tanto a pessoa infectada quanto os que convivem com ela. É necessário que a família também fique em casa em isolamento”, Luiz explica.

Ainda de acordo com o gerente da Vigilância, moradores da cidade haviam denunciado as famílias com casos ativos. “As pessoas estavam indo ao mercado, recebendo visitas. Por isso, elas foram orientadas e autuadas”.

Durante a fiscalização, cerca de 40 famílias foram visitadas e as que não estavam respeitando o isolamento receberam auto de infração. Agora, elas possuem o prazo de defesa e, por fim, a Vigilância Sanitária verifica qual será a punição. Todos os casos serão enviados ao Ministério Público e Procuradoria do município.

Agora, as equipes irão seguir realizando visitas presenciais para confirmar se a população está cumprindo com o isolamento social. De acordo com o prefeito do município, Edilson Magro, as ações foram tomadas como medida de urgência.

Conforme boletim epidemiológico de segunda-feira (24), Coxim possui 197 casos de coronavírus ativos. Até o momento foram registrados 2.890 pessoas infectadas e 66 mortes.

Campo Grande News - Aletheya Alves

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar