Coxim MS

Calçadão da Avenida Presidente Vargas e centros de múltiplo uso são motivos de solicitações da vereadora Lucia da AAVC

25 FEV 2020 - 13h:00 Por Valdeir Simão
Calçadão da Avenida Presidente Vargas Calçadão da Avenida Presidente Vargas - Foto: Valdeir Simão - Diário X

A vereadora Lucia da AAVC (PL), tem utilizado o tempo de uso na Tribuna da Câmara de Coxim, para apresentar indicações de interesse e em benefício da população coxinense, em sua maioria, atendendo às solicitações feitas por moradores das mais variadas comunidades do Município, que tem sentido a falta de ações do poder Executivo em praticamente todos os setores.  

Uma das indicações apresentadas pela parlamentar e encaminhada para a secretaria de Obras, trata-se do calçadão da avenida Presidente Vargas, que ainda é uma obra não concluída, que se arrasta por vários anos. Toda a extensão do calçadão está com mato alto, acumulando enxurrada em vários pontos, tornando-se ambiente propício para a proliferação do aedes aegypti, também chamado popularmente de mosquito-da-dengue, responsável pela transmissão de várias doenças, como a febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus. 

"Peço para a secretaria de Obras ou para a empresa ZAP que presta serviços para a prefeitura de Coxim, que faça a roçagem e limpeza de todo o calçadão da avenida Presidente Vargas, proporcionando segurança e comodidade para as pessoas que utilizam o passeio público, livrando-as de ao caminhar pelo local, pisar em cobras, aranhas, escorpiões, sapos e outros animais peçonhentos", justificou a parlamentar. 

Foto: Valdeir Simão - Diário X

Centros de múltiplo uso (CMU) de Coxim

Coxim tem 4 (quatro) centros de múltiplo uso, nos seguintes bairros: Jardim Europa, Primeiro de Maio, Jardim dos Oitis (Mangabeira) e Nova Coxim, que continuam abandonados pela gestão do prefeito Aluizio São José (PSB), já passando dos 7 anos de mandato.

Os centros de múltiplo uso em gestões anteriores, sempre foram espaços de referência para a comunidade local e seu entorno, onde eram realizados reuniões, encontros, capacitações, cursos profissionalizantes e apresentações artísticas e culturais.

As dependências foram amplamente utilizadas também para a realização de cursos e oficinas de trabalhos manuais, salas de aprendizagem infantil e de reforço escolar, encontros religiosos e sociais, posto de vacinação humana e antirrábica, ponto de entrega do leite de soja produzida pela vaca mecânica (também fechada há vários anos), atividades de capoeira, judô, dança, música, pesagem das crianças e outras ações, onde toda a comunidade podia usufruir dos prédios dos CMUs e também dos amplos espaços dos quintais.

No entanto, na gestão do prefeito Aluízio São José (PSB), os centros de múltiplo uso permanecem abandonados, onde apenas o centro de múltiplo uso do bairro Primeiro de Maio, foi invadido e está ocupado por pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O mato alto e a grande quantidade de folhas e galhos tomam conta das áreas externas dos CMUs, tornando-se também um ambiente propício para o acúmulo de água e a proliferação de animais peçonhentos.

Os vizinhos e pessoas que passam pelos locais onde tem um centro de múltiplo uso, sentem-se inseguros com a caótica situação, principalmente durante o período noturno, onde os prédios permanecem com o portão e a maioria das portas abertos, agravando-se a situação com a escuridão reinante nos locais, que podem abrigar e serem utilizados de esconderijo dos vândalos e pessoas mal-intencionadas.

Diante dessa caótica situação de total abandono dos centros de múltiplo uso de Coxim, a vereadora Lúcia da AAVC tem solicitado para o secretário de Assistência Social Adenilson Vilalba e também para o prefeito Aluizio São  José, que inicialmente faça a limpeza de todos eles, reformando-os e em seguida, caso a prefeitura não tenha condições de administrar esses locais, que sejam devolvidos para a população, para as associações de moradores ou qualquer outra entidade que tenha condições de utilizá-los em benefício da comunidade local.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar