Um dos projetos mais aguardados, financiado pela Política Nacional Aldir Blanc, tem proporcionado novas oportunidades para crianças com deficiência intelectual e motora. “Mãos Mágicas: Oficina de Cerâmica Inclusiva”, idealizado pela professora Janaína Maciel de Oliveira vem se revelando uma experiência transformadora e terapêutica para seus participantes.
A proposta nasceu da observação atenta de Janaína, que atua como professora de apoio na Escola Municipal Marechal Rondon e também se dedica ao artesanato. Em suas interações com os alunos, ela percebeu a necessidade de criar um espaço onde essas crianças pudessem explorar sua criatividade e potencial através da argila.
Durante as oficinas, os pequenos participantes não apenas aprendem técnicas de modelagem, mas também vivenciam momentos de interação e desenvolvimento emocional.
A utilização da argila se mostrou particularmente eficaz, já que manipular esse material ajuda na coordenação motora e estimula o senso de toque e criatividade, elementos essenciais no processo de inclusão.
A professora Janaína, em sua prática pedagógica, tem explorado o poder da cerâmica como uma ferramenta de inclusão social e educacional. A cerâmica, com sua natureza tátil e acessível, é uma forma de arte que permite aos alunos se expressarem de maneira livre e criativa, especialmente para aqueles com dificuldades de comunicação verbal ou de aprendizado tradicional.
Ao trabalhar com a argila, os alunos desenvolvem habilidades motoras e cognitivas, ao mesmo tempo em que aprendem a trabalhar em grupo e a respeitar as diferenças.
A proposta de Janaína vai além da simples atividade artística: ela utiliza a cerâmica para promover a autoestima, o empoderamento e a colaboração, criando um espaço inclusivo onde cada aluno se sente valorizado.
Em busca de métodos de ensino mais inclusivos, a professora Janaína encontrou na cerâmica uma ferramenta poderosa para envolver todos os seus alunos, independentemente de suas dificuldades. Ao integrar a arte na educação, ela cria um ambiente de aprendizado mais acessível, onde os alunos podem experimentar e aprender de maneira prática e sensorial.
Com a cerâmica, Janaína ajuda os alunos a superar barreiras de comunicação e aprendizado, oferecendo uma forma de expressão não verbal que promove a autoconfiança. Além disso, ela utiliza as atividades de modelagem e escultura para estimular habilidades como a resolução de problemas, a criatividade e a cooperação entre os alunos, que muitas vezes têm diferentes ritmos e necessidades de aprendizagem.
Glenda Melo - Jornalista
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