Coxim MS

Chuva eleva nível de rio Taquari e coloca Coxim em estado de emergência

Mais de 80 milímetros já foram registrados e Defesa Civil está em alerta sobre risco de enxurrada

24 MAI 2021 - 14h:55 Por Redação/ Talyta Rodrigues
O encontro dos rios Coxim (à esquerda) e Taquari (à direita). O encontro dos rios Coxim (à esquerda) e Taquari (à direita). - Foto: Divulgação/Defesa Civil

Fim de semana chuvoso eleva nível do rio Taquari e deixa Coxim,a  260 quilômetros de Campo Grande, em estado de emergência. Já são três dias de chuva que fizeram as águas subirem para 4,42 metros e correr risco de transbordar, o que pode prejudicar mais de 300 famílias.

“Temos 384 famílias ribeirinhas com um total de 1.596 pessoas. Estamos em estado de emergência porque pode vir mais chuva, elevar o nível e causar enxurrada”, conta Gilberto Portela Lima, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Coxim.

O nível normal do rio Taquari é de 4,02 metros e teve elevação de 40 centímetros nos últimos dias. “Ontem de manhã estava a 4,50, mas por volta das 14h o nível abaixou para 4,38”.

No entanto, na manhã desta segunda-feira (24), foi registrado novamente uma elevação das águas e agora a régua mostra o nível 4,42 metros.

Os pluviômetros já registraram 86,2 milímetros nas últimas 96 horas. “Estamos fazendo o monitoramento do rio três vezes ao dia. É uma chuva rara nessa época do ano”.

Gilberto explica que o encontro dos rios Taquari e Coxim deixam em alerta também com relação as chuvas que acontecem em cidades vizinhas como São Gabriel do Oeste e Alcinópolis.

“Temos que ficar de olho na previsão nas cidades de Alcinópolis e Pedro Gomes pois as águas escorrem para o rio Taquari. As águas também vêm por São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso que caem no rio Coxim”.

As chuvas frequentes podem fazer com que o nível do rio aumente ainda mais e se alcançar os 5,45 corre risco de transbordar, provocando enxurrada na região.

“Temos plano de contingencia da Defesa Civil”, diz Gilberto já precavido com a possibilidade de enxurrada. Caso aconteça do rio transbordar, a Defesa Civil faz a retirada dos moradores afetados e levam para um abrigo até que tudo volte ao normal, por questão de segurança.

Tempo - Nos próximos dias não há previsão de chuva para as cidades de Alcinópolis, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Pedro Gomes, conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Contudo a previsão para amanhã (25) nessas cidades é de céu encoberto. 

Alana Portela - Campo Grande News

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar