Na terça-feira (20), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com a UFMS - Campus Coxim, realizou o evento Manhã com Elas, uma importante ação que fez parte do Agosto Lilás no Município.
As palestras foram ministradas pela delegada Andressa Vieira, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM); Prof. Dr. Francisco e Soldado Geissy, do Programa Mulher Segura (PROMUSE).
A participação da Polícia Civil no evento faz parte da Operação Shamar, uma ação de âmbito nacional que ocorre entre os dias 1º e 29 de agosto de 2024.
A operação tem como objetivo intensificar o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como prevenir e combater o feminicídio.
A delegada Andressa Vieira ressaltou a importância dessas ações para conscientizar a população e fortalecer a rede de apoio às vítimas.
A Polícia Civil reforça a necessidade de denunciar crimes relacionados à violência doméstica e familiar. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 180 ou diretamente pelos telefones da Delegacia de Polícia Civil de Coxim: (67) 3291-1338 ou (67) 9-9879-3555.
Participaram da ação a Profª Drª. Silvana Zanchett, diretora da UFMS - campus Coxim, a presidente do CMDM, Valdenoura Portugal de Souza, a empresária Edna Filgueira, esposa do presidente da Associação Comercial de Coxim (Gervalino Oliveira da Rocha), a advogada Valéria Ferreira de Araújo, a empresária Maria Isabel Jerônimo da Silva e as mulheres da Academia de Saúde, que tiveram a oportunidade de assistir a palestras informativas sobre violência doméstica e a aplicação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06).
Também foram realizadas oficinas focadas na saúde e no bem-estar da mulher, proporcionando um espaço de aprendizado e conscientização: Escalda pés, aroma terapia, auricoterapia e auto massagem.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Coxim, Valdenoura Portugal de Souza, agradeceu a parceria da UFMS, a participação dos palestrantes e a todas as mulheres que participaram da Manhã com Elas.
Valdenoura disse acreditar que unidas, as mulheres somam forças para garantir que todas alcancem uma vida digna e igualitária, com todos tendo o dever de lutar pelo fim da violência contra a mulher.
"A finalidade do CMDM é garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina, o pleno exercício de sua cidadania. Entre as principais competências do CMDM, está a de desenvolver ação integrada e articulada em conjunto com a Administração Pública Direta e Indireta e a sociedade civil para implementação de políticas públicas comprometidas com a superação dos preconceitos e desigualdades de gênero", finalizou Valdenoura Portugal.
Confira a galeria de imagens: