Coxim MS

Com Covid, rapaz de cidade com grau extremo para doença fura isolamento e é flagrado em ônibus de viagem

Coxim também tem furões do isolamento social. Veja no final da matéria

30 MAI 2021 - 18h:50 Por Emilly Constanci
Jovem teria embarcado em Dourados Jovem teria embarcado em Dourados - Foto: Prefeitura de Dourados/Divulgação

Com Covid-19, segundo a polícia, um jovem de 23 anos foi flagrado em quebra de isolamento social, na madrugada de sexta-feira (28), em um ônibus interestadual, em Bataguassu, a 322 quilômetros de Campo Grande, na região de divisa com o estado de São Paulo.

Segundo informações do boletim de ocorrência, o rapaz foi diagnosticado com a infecção pelo novo coronavírus e deveria estar em isolamento em Dourados, único município de Mato Grosso do Sul classificado pelo governo do estado com grau extremo de contágio da Covid, de acordo com avaliação da situação das últimas semanas.

No entanto, o jovem embarcou no ônibus interestadual que saiu de Dourados com destino a Ourinhos (SP). Quando o coletivo chegou em Bataguassu, cerca de 300 quilômetros depois, o rapaz foi retirado do veículo pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Conforme o registro policial, as duas corporações receberam denúncia sobre a quebra de isolamento do jovem e que ele estaria no ônibus. O veículo foi abordado, o rapaz identificado, retirado e levado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por infração de medida de sanitária preventiva.

Ele assinou termo de ocorrência, orientado a seguir com as medidas indicadas pelas autoridades em saúde e liberado.

Bandeira cinza e toque de recolher

Dourados, onde o jovem deveria cumprir o isolamento, está em bandeira cinza, na avaliação do governo do estado sobre a situação da Covid nas cidades. As cores são definidas em avaliação a seis critérios, avaliados por equipe técnica semanalmente e divulgados a cada 14 dias.

A bandeira cinza é a mais crítica. As cores podem mudar duas vezes por mês de acordo com o desempenho do município nos quesitos avaliados e definem o horário do toque de recolher.

Por conta disso, a prefeitura decretou lockdown pelo período de 14 dias, válido a partir de domingo (30).

Números

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no sábado (29), Dourados já 31.618 casos de Covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020. Foram 306 registros nas últimas 24 horas.

Também desde o começo da pandemia, o município já registrou 491 mortes em decorrência da infecção. A cidade tem a terceira maior incidência da doença em Mato Grosso do Sul.

Ainda conforme o boletim, o estado tem 287.157 casos de Covid-19, sendo 6.741 pessoas morreram e 259.827 já se recuperaram.

Outros furões

A prefeitura de Coxim, cidade no norte do estado, também flagrou, neste mês, furões do isolamento social. Segundo a Vigilância Sanitária, foram constatadas quebras de isolamento em 12 famílias.

Além de estarem errado por estarem saindo de casa com a doença, com risco de contaminação a outras pessoas, esses ainda hostilizaram agente de saúde.

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar