Coxim

Coxinense Silvana Zanchett toma posse na UFMS Campus Coxim no cargo de diretora

7 JUL 2021 - 09h:18 Por Redação/TR
Coxinense Silvana Zanchett toma posse na UFMS Campus Coxim no cargo de diretora. Coxinense Silvana Zanchett toma posse na UFMS Campus Coxim no cargo de diretora. - Foto: Divulgação/UFMS

Em cerimônia realizada no Campus de Coxim, a professora Silvana Aparecida da Silva Zanchett tomou posse na terça-feira (6), no cargo de diretora. A solenidade teve a presença da comunidade universitária e de representantes de diversas instituições, seguindo todos os protocolos de biossegurança.

A professora Eliene Dias de Oliveira, que esteve na direção do Campus de Coxim entre 2017 e 2021, iniciou agradecendo todo o apoio que recebeu neste ciclo que se encerra. “Rememoro aqui os quatro anos passados e agradeço a todos os que estiveram ao meu lado, todo o apoio recebido de toda a equipe local e de toda a Universidade. Trabalhamos juntos pelos nossos discentes e pela nossa comunidade. Não posso deixar de falar também da conquista que foi trazer o curso de Direito para o campus, respondendo ao anseio da população. Encerro o ciclo com muita alegria, gratidão e felicito a professora Silvana, que foi estudante aqui e hoje assume a direção do campus. Acredito que esse será um tempo também de muitas realizações”, disse.

A diretora empossada, professora Silvana Aparecida da Silva Zanchett contou um pouco de sua trajetória. Falou dos pais que, nascidos no sul, vieram apenas com uma mala quando ela ainda era bebê para o Pantanal em busca de um sonho, de melhores condições de vida. Contou que sempre gostou de brincar de estudar e de ser professora, que iniciou os estudos na escola aos oito anos de idade em Coxim, que aos 12 sua mãe faleceu e que aos 15 conseguiu a reunião com o pai e os irmãos, após um período em que residiram com familiares. Disse que logo conheceu o esposo, com quem constituiu família, e que, sempre com seu apoio e com o sonho de ser docente, ingressou na UFMS no curso de História, formando-se em 2007.

“De lá para cá nunca saí da Universidade, fui professora voluntária, substituta, até conseguir, em 2015, ser efetivamente docente. Eu amo essa Universidade e tudo que faço é por amor, seja na extensão, na pesquisa, na graduação. Agradeço à minha família que sempre me apoiou em tudo e sinto a responsabilidade que assumi, pois me tornei exemplo para meus irmãos. Hoje meu irmão mais velho me disse que ingressou em um curso superior, o que pra mim é uma alegria muito grande. Agradeço a Deus e também o voto de confiança de vocês para que eu faça parte desta equipe de gestão. Estou aqui para trabalhar e estabelecer o compromisso de cada dia mais fortalecermos nosso campus. E faço um agradecimento especial à professora Eliene, que é uma grande líder. Trabalhar ao seu lado foi muito importante, sua humanidade, generosidade e trabalho sério pela consolidação do campus trouxeram grandes resultados. Quero continuar com esse trabalho, temos de honrar o fato de que estamos na maior e melhor universidade de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

O reitor Marcelo Turine agradeceu às professoras Eliene e Silvana pela disponibilidade em assumir a liderança no campus e agradeceu também às famílias que as apoiaram em suas decisões. “É uma missão que demanda empenho e dedicação. A nossa Universidade é a joia de Mato Grosso do Sul, é um patrimônio público que não tem preço e que a gente tanto ama. Esse patrimônio agora está em suas mãos professora Silvana e conte conosco para cuidarmos cada vez mais dela, para trazermos cada vez mais jovens para serem bons cidadãos. Um gestor tem de tomar decisões com muito bom senso, respeito, sabedoria e tenho certeza que você vai exercitar isso com bastante efetividade. Sucesso!”, falou.

“A história de vida da professora Silvana mostra o tanto que temos a contribuir com nossos estudantes, a importância da universidade pública, de cada campus, de mantermos uma assistência estudantil forte, de sermos acolhida e da transformação pela Educação, que faz com que alcemos vôos inimagináveis. É uma emoção estar aqui. Tantas ações foram e serão feitas por vocês. Temos muitos sonhos, queremos não só o curso de Direito para o campus de Coxim, mas também a Prática Jurídica, a Clínica Escola, a Pantanal Incubadora de Empresas, a Fábrica de Software, enfim temos muitos sonhos e temos certeza que com a sua liderança iremos alcançar”, apontou a vice-reitora Camila Ítavo

A cerimônia foi marcada por muita emoção. A professora Eliene recebeu uma homenagem dos servidores, por toda a contribuição na direção. Ao final, a professora Silvana também recebeu um buquet de flores do marido.

Além dos familiares das docentes, participaram também da solenidade o vice-prefeito de Coxim, Flávio Dias; o subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Major PM Tiago Carvalho Almeida; a representante da Secretaria Municipal de Educação, Michelle Proença; a diretora do campus de Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Ângela Kwiatkowski; o representante do 47º Batalhão de Infantaria, André Belido Veiga; a presidente da OAB/MS em Coxim, Valéria Ferreira; o presidente da câmara municipal Willian Meira e os vereadores Abílio Junior Vaneli, Ademir Ferreira da Silva, Adriana Nahban, Ângelo Aparecido Gonçalves (Ângelo Gari), Flávio José Duarte, Jefferson Aislan, João Moraes Neto (João do Posto), Marcio Barbosa de Souza (Marcinho) e Marly Nogueira de Lima, entre outros.

A consulta à comunidade para a direção do campus de Coxim para o período de 2021 a 2025 foi realizada no dia 12 de abril. Ao todo 296 pessoas participaram, sendo 243 estudantes, 36 docentes e 17 técnicos administrativos. Todas as informações sobre a consulta podem ser acessadas neste link e o resultado neste link.

Por: Ariane Comineti

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar