O projeto das hortas caseiras, orquestrado inicialmente pelo Diário do Estado em agosto de 2015, começa a colher literalmente os resultados positivos em Coxim.
A reportagem esteva na última sexta-feira (27) na Feira de Produtos da Terra, localizada na Praça da Concha Acústica, para constatar que o consumo de produtos orgânicos saudáveis livres de agrotóxicos está ganhando força.
A iniciativa das hortas caseiras que a prefeitura de Coxim adotou, decorreu a necessidade de buscar alternativas para melhorar o padrão da comunidade coxinense no aspecto de uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos, mas não só isso, incentivando também a manutenção da limpeza nos quintais e terrenos urbanos.
As hortas são cultivadas tanto na zona rural como também na área urbana. Vale destacar que o cultivo das hortas caseiras, é uma prática simples que está trazendo muitos benefícios para a comunidade, pois com a limpeza dos terrenos para o cultivo, será evitado os focos e proliferação de vetores nos quintais evitando assim a proliferação da dengue e leishmaniose além de ocorrência de animais peçonhentos.
Na Feira de Produtos da Terra que acontece toda sexta-feira, a partir das 18 horas, a população coxinense pode encontrar milho verde, alface, cebolinha, coentro e couve, rúcula, melancia, entre outros produtos. Entre os produtos hortifrutigranjeiros que são comercializados no local, há também barracas de salgados, pula-pula para a criançada, além de servir como ponto de encontros com os amigos para um descontraído bate-papo com o tradicional tereré.
Desde o lançamento do projeto das hortas caseiras, o engenheiro agrônomo e gestor de desenvolvimento rural da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Coxim, Carlos Roberto Sanches, vem oferecendo suporte aos pequenos produtores que já aderiram e ou pretendem aderir ao projeto das hortas caseiras e/ou comunitárias.