Coxim MS

Dona Benedita: Considerada a décima quarta vereadora de Coxim, completa 79 anos no dia 03 de abril

Ela é a cidadã mais assídua nas sessões da Câmara de Vereadores

3 ABR 2020 - 16h:16 Por Valdeir Simão
Dona Benedita roçando com foice a frente da chácara Recanto Verde Dona Benedita roçando com foice a frente da chácara Recanto Verde - Foto: Valdeir Simão

Moradora na mesma casa há mais de vinte anos, no bairro Mendes Mourão, a dona   Benedita dos Santos nasceu em 03 de abril de 1941 e já recebeu várias Moções de Congratulação e homenagens, especialmente no Dia Internacional da Mulher e nas festividades alusivas ao aniversário de Coxim.

Viúva, aposentada, mãe de uma filha que é Bacharel em Direito e com duas netas e um bisneto, Dona Benedita, como é carinhosamente conhecida, é da região do Jauru, onde em busca de tratamento de saúde do esposo, mudou-se para Campinas - SP, mas retornaram para Coxim devido a não se adaptarem às condições de vida da cidade grande.

Apesar dos 79 anos e da vida sofrida que teve trabalhando desde criança na lavoura, Dona Benedita faz questão de participar semanalmente das sessões da Câmara de Coxim. Interessada nas ações desenvolvidas pelos parlamentares diz que não falta nenhuma sessão. “Faço questão de comparecer para saber o que estão fazendo por minha cidade. Hoje não trabalho como antes, cuido da minha chácara e quero ver a cidade que escolhi viver, melhorando cada dia mais”, relatou.

Dona Benedita é considerada a 14ª vereadora da Câmara Municipal de Coxim.  Desde 1993, portanto, há mais de 27 anos, tem presença cativa nas sessões legislativas. Ela é mais que pontual, sempre chegando com 30 minutos de antecedência para o início dos trabalhos legislativos.

Dona Benedita Foto: Valdeir  Simão - Diário X

Atenta e participativa, ela não pensa em cuidar só da sua casa, da rua ou do seu quarteirão. Quando anda pelos bairros e vê um buraco, uma tubulação de esgoto entupida ou uma lâmpada queimada, imediatamente cobra providências dos órgãos responsáveis.

Uma vez por semana, principalmente às terças-feiras que é dia da sessão legislativa, ela vai a pé, de carona ou paga um táxi da própria aposentadoria para se deslocar até a Câmara de vereadores e em muitas vezes segue até a secretaria de Obras do município, que fica distante de sua residência, para apresentar as necessidades da comunidade.

Além de reivindicar as ações ao poder público, Dona Benedita também exerce uma função fiscalizadora na Câmara de vereadores, entrando em todos os gabinetes, cobrando a presença dos parlamentares e também dos assessores. É um exemplo de cidadã que se dispõe a fazer o que está ao seu alcance para o bem-estar da comunidade.

Dona Benedita acredita que já passou da hora de mudar o pensamento equivocado das pessoas, infelizmente de muitos, de que "porque eu pago imposto, o problema não é meu, é do vizinho, do prefeito e do vereador". E prossegue com suas considerações, "para que todos não sofram, cada um tem que fazer sua parte".

Dona Benedita em frente a chácara Recanto Verde, sempre com uma limpeza impecável Foto: Valdeir  Simão - Diário X

CHÁCARA RECANTO VERDE

Proprietária de uma linda e aconchegante chácara na Avenida Presidente Vargas, Dona Benedita, apesar da idade avançada, mantém a extensa área em perfeitas condições de asseio e zelo, onde a produção de uma plantação de cocos oferece a ela mais uma pequena renda para complementar a aposentadoria.

No período em que os cocos estão no ponto para a colheita, Dona Benedita leva para a Câmara Municipal alguns litros da água de coco, que é servida aos vereadores e funcionários.

Quem visita sua residência também têm a satisfação de degustar uma água de coco geladinha, tendo o privilégio de sentar em um banco de madeira que ela tem em sua área, ouvindo suas histórias de vida e os exemplos de superação das dificuldades e anseios em busca de uma Coxim melhor e para todos.

Dona Benedita Foto: Valdeir  Simão - Diário X

PREOCUPAÇÕES

Para Dona Benedita, a falta de emprego é um dos graves problemas de Coxim, onde a nossa juventude não tem expectativa de encontrar uma vaga de serviço onde possa se ocupar e contribuir com o sustento da família, tendo uma vida digna.

Sente a ausência de muitas pessoas amigas e até de famílias inteiras que tiveram que mudar do nosso município, em busca de uma colocação no mercado de trabalho fora de Coxim.

Outro problema relatado por Dona Benedita é a falta de peixes em nossos rios, pois para ela que teve a oportunidade de ver a grande quantidade de peixes nos rios Taquari e Coxim. "É de cortar o coração, ver os rios assoreados e pessoas ficarem em suas margens por longas horas em busca de um peixinho para a mistura da refeição", enfatizou a Dona Benedita.

Dona Benedita relata ainda sobre a questão da limpeza da cidade, que para ela não é responsabilidade apenas do Poder Público, mas de todos, onde cada um deve cuidar da limpeza do seu quintal, da frente da sua casa, da rua, do seu bairro e ter a consciência que a limpeza é um problema de todos, pois com o surgimento de tantas doenças originadas pelo acúmulo de água e lixo, toda a comunidade pode sofrer com as consequências da falta de conservação e zelo.

Nota da redação

O site Diário X se propõe a levar ao conhecimento da população, as verdadeiras notícias e também as ações, qualidades e virtudes de uma pessoa, independentemente de sua classe social, poder econômico, político ou religioso. Desta forma, externamos nossos parabéns e homenagens à Dona Benedita, que exerce  o verdadeiro papel de uma cidadã, fiscalizando os poderes Legislativo e Executivo, para que os representantes eleitos pelo povo possam  realmente atender as necessidades da população.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar