Coxim MS

Feirante em Coxim, Ronildo aposta tudo em pastel de caldo picante e moqueca de pintado

Ronildo conta que receitas típicas e feitas em casa ganharam novos espaços

5 ABR 2024 - 15h:47 Por Redação/EC
Ronildo e Roberta trabalham na feira da cidade e já precisaram se reinventar. Ronildo e Roberta trabalham na feira da cidade e já precisaram se reinventar. - Foto: Arquivo pessoal

Há oito anos, Ronildo Augusto Patussi e Roberta Rezende trabalham na feira de Coxim e nunca imaginaram que receitas típicas da região, feitas em casa, ganhariam novos espaços. Agora, em sua barraca, o casal vai reconstruir a tradição fazendo empamonado e moqueca de pintado como recheio de pastel.

Para quem não conhece, o empamonado é um caldo picante feito com temperos, carne, feijão e farinha de mandioca. Em geral, a receita é consumida durante os almoços com churrasco. E, sendo uma região com forte influência de pescados, a moqueca de pintado também integra o consumo local.

Tradicionalmente, Ronildo explica que costumava vender os pastéis com recheios comuns como carne e queijo. Mas, após uma oficina realizada com o chef Paulo Vasconcelos, consultor do Sebrae/MS, os conhecimentos produzidos pelas famílias de Coxim foram reinventados.

“Quando ele (o chef Paulo) sugeriu, a gente achou interessante, mas pensou como poderia fazer porque a textura é bem diferente, mas usamos as técnicas e ficou muito bom”, explica Ronildo. 

A quantidade de alguns ingredientes foi alterada para que o caldo, no caso do empamonado, ficasse mais grosso e pudesse preencher o pastel. O mesmo foi feito com a moqueca de pintado, que perdeu parte de seu caldo.

Para Ronildo, que cresceu na cidade, a releitura dos dois pratos típicos é uma forma de manter a cultura viva. E, mais do que exercitar isso dentro de casa, a prática é levada para o público em geral, inclusive para quem nunca experimentou os sabores.

Sobre a ideia de adaptar pratos que aparentemente não se encaixariam como recheio de salgados fritos, Paulo Vasconcelos comenta que as adaptações foram pensadas para facilitar a comercialização e atrair novos clientes.

“Para se tornar recheio de pastel, tivemos que fazer um processo de transformação para que o empamonado virasse um creme e também viabilizamos um molho de pimenta bodinho a base de tomate, para que o feirante pudesse oferecer o prato, com ou sem pimenta, de acordo com o gosto de quem pediu”, relata Paulo.

E, para deixar as receitas com ainda mais identidade, formas em formato de peixe foram desenvolvidas pelo Living Lab (Laboratório de Inovação e Prototipagem) com impressora 3D.

Sabendo da dificuldade em manter o empreendimento ativo na cidade, Ronildo conta que antes de vender pastel e chipa, ele e a esposa tentaram comercializar doces. Mas, com o tempo, viram que precisavam se reinventar.

Agora, com os novos recheios, chegou o momento da segunda reinvenção familiar.

Em relação à consultoria do Sebrae, Ronildo integrou um grupo de feirantes da cidade que participou do projeto “Hoje é dia de Feira”, que integra o programa Cidade Empreendedora. Além da oficina gastronômica, os feirantes receberam capacitação sobre mercado, marketing e design. 

Para experimentar os pratos, as receitas terão sua estreia com o público nesta sexta-feira (5), das 15h às 23h, na Feira da Concha Acústica. Haverá um evento para comemorar os oito anos do espaço.

Aletheya Alves/CGNews

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar