Coxim MS

Grupo Onça Pintada atende mulheres de Coxim

24 JAN 2017 - 15h:27 Por Valdeir Simão
Flávio Duarte na ação da Onça Pintada Flávio Duarte na ação da Onça Pintada - Foto: Flávio Duarte

No último sábado (21), O Grupo Onça Pintada atendeu dezenas de  mulheres de Coxim que se deslocaram até Campo Grande para realizar consultas com o mastologista e exames de mamografia, complementando os procedimentos que foram realizados anteriormente em 2016 quando o ônibus esteve em Coxim.  

O Grupo Onça Pintada já atendeu em Coxim mais de 600 (seiscentas) mulheres e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coxim Flavio Duarte acompanhou todas as etapas dos atendimentos, que são todos gratuitos.

Marta Santos líder do Acampamento Renascer e Flavio Duarte externaram agradecimentos ao Secretário Municipal de Saúde Rogério Márcio Alves Souto que viabilizou as condições necessárias para que as pessoas de Coxim pudessem se deslocar para Campo Grande e teceram ainda agradecimentos especiais ao Deputado Estadual Paulo Corrêa (PR), idealizador e fundador do programa, que tem como meta salvar vidas e entre os maiores benefícios são as ações preventivas de saúde e o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social e de baixo poder aquisitivo.

CONHEÇA O GRUPO ONÇA PINTADA

Criado em 2001 o Grupo Onça Pintada é uma Organização-Não- Governamental (ONG), instituída como associação civil sem fins lucrativos que desenvolve em Mato Grosso do Sul programas de prevenção e combate ao câncer de mama, com apoio do deputado Estadual Paulo Correa (PR).

Com a finalidade de conscientizar a população sobre os perigos da doença e a importância do autoexame regular, a unidade móvel do GOP, adaptada com equipamentos e macas, percorre os municípios do estado de Mato Grosso do Sul, incluindo localidades de difícil acesso como aldeias indígenas, assentamentos rurais e comunidades menos favorecidas, onde são realizadas palestras e exames preventivos, alertando as pacientes sobre como detectar nódulos e a importância de se fazer o autoexame da mama mensalmente.

Cada mulher é atendida individualmente e nos casos em que são detectados nódulos as pacientes são encaminhadas para realização de exames, cirurgias, quimioterapia ou radioterapia e reconstrução mamária. Todo este processo é acompanhado pela equipe do Grupo Onça Pintada, formada por médicos ginecologistas, enfermeiros e auxiliares, que mantém contato com hospitais da rede pública para realização do tratamento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar