Coxim MS

Imigrante haitiana em situação de rua é acolhida pela Prefeitura de Coxim

8 JUL 2021 - 07h:18 Por Redação/EC
Imigrante haitiana em situação de rua é acolhida pela Prefeitura de Coxim Imigrante haitiana em situação de rua é acolhida pela Prefeitura de Coxim - Foto: Divulgação/PMC

Uma mulher imigrante haitiana que estava em situação de rua foi acolhida pela Prefeitura Municipal de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social - SEMCAS. Octanise Vilien, 45 anos, estava em situação de rua há cerca de um mês vagando pelas ruas do município.

Depois de muitas abordagens sociais e oferta de ajuda Vilien decidiu aceitar ajuda da Assistência Social. A mulher foi resgatada da situação de rua e de violação de direitos humanos e risco de vida.

A Coordenação de Proteção Social Especial através do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), fez todos os cuidados necessários para que a haitiana pudesse retornar ao seu lar. A Secretaria organizou uma estrutura para levá-la a Cuiabá-MT junto a sua família  destino de Octanise.

Além do acolhimento, a Prefeitura por meio da equipe da SEMCAS, fez busca ativa aos familiares de Octanise em Cuiabá junto a Proteção Social Especial do município, que a receberam e irão ofertar ajuda psicossocial a haitiana.

Com emoção e alegria, Octanise conta que não via a hora de voltar para sua família. “Quero abraçar e voltar para junto da minha família”, comentou.
Na manhã desta terça-feira, (06), Octanise Vilien foi acompanhada por dois técnicos do CREAS, a Assistente Social Maria Fernanda Rezende e o Psicólogo Cairo Cezar que a levaram em um carro oficial da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Coxim para o seu lar em Cuiabá-MT.

A secretária da SEMCAS Andréa  Weber ressalta o compromisso da sua pasta com a preservação dos Direitos Humanos.  “Toda pessoa tem direito a um nível de vida adequado que lhe assegure, assim como à sua família, saúde e bem-estar, especialmente alimentação, vestuário, habitação, assistência médica e os serviços sociais necessários” (Artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948).
 
Com informações de Érico Marques/SEMCAS
Fonte: AssCom/Augusto Marques

Foto: Divulgação/PMC

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar