Coxim MS

Mais uma vez: Vereadora Lucia da AAVC solicita recuperação imediata das ruas do bairro Santo André em Coxim

"Mas tenho conhecimento que todos os bairros da cidade e a área rural do Município também estão em péssimas condições", disse a parlamentar

20 FEV 2020 - 18h:43 Por Valdeir Simão
Fotos: Valdeir Simão - Diário X

Falta drenagem e pavimentação, mas tem sobrado e até passado dos limites, a tolerância, o sofrimento, a indignação e a revolta por parte dos moradores e comerciantes do bairro Santo André e região, principalmente para os cidadãos que tem suas casas, quintais e comércios invadidos pela enxurrada. 

"O tempo passa, promessas são feitas e solução que é bom, nada. O vereador não tem o poder de mandar fazer, apenas solicitar, esperar a boa vontade do prefeito e secretários, sofrendo junto com o povo", pontuou a parlamentar. O tão sonhado asfalto, prometido e lançado nas últimas eleições, parece ser apenas sonho, que a cada chuva trás o pesadelo de uma angustiante realidade, um lamaçal sem fim.

O descaso da administração pública de Coxim, comandada pelo prefeito Aluizio São José (PSB), provoca a sensação de abandono, vivenciada pela população coxinense, que enfrentam diariamente as adversidades do dia a dia, cada um se virando da forma que é possível, mas com o sentimento de impotência, diante da caótica realidade.

A vereadora Lucia da AAVC, disse na tribuna da Câmara de Vereadores: "A população do bairro Santo André não suporta mais ficar esperando, aguardando decisões do entendimento entre a empresa e o Município, que já deveria ter concluído as obras. A secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Coxim, precisa executar as ações emergenciais necessárias para que, pelo menos possa garantir ao cidadão o direito constitucional e sagrado de ir e vir". 

Vereadora Lucia da AAVC Foto: Valdeir Simão - Diário X

"Até mesmo caminhões de grande porte estão atolando no barro e na areia ou caindo nas crateras e buracos das avenidas e ruas dos bairros, trazendo prejuízos com manutenção e demora nas entregas das mercadorias.  Cobras, aranhas, sapos e outros animais peçonhentos e silvestres estão invadindo as casas e quintais", pontuou Lucia da AAVC.

"Infelizmente essa situação não é apenas no Santo André, mas em praticamente toda a cidade e na área rural. Moradores e comerciantes sofrem com a falta de ações corretivas e preventivas que deveriam ter sido realizadas na época da seca. Agora no tempo das chuvas, dizem que tem que esperar parar de chover para resolver os problemas, com essa situação se repetindo anos após ano", ressaltou a vereadora.

A parlamentar disse ainda: "Tem ruas e buracos, como por exemplo, a rua Campo Grande, que a secretaria de Obras deveria pelo menos colocar uma placa ou uma faixa informando que a mesma está sem saída e não tem acesso para a avenida Presidente Vargas".

"Quando a pessoa está descendo e quase chegando próximo á avenida Presidente Vargas, encontra uma enorme poça de lama podre, impossibilitando a passagem totalmente, até mesmo de motos. E aí, para fazer o contorno, outra dificuldade, pois a rua é estreita e os dois lados tomados pelo mato muito alto. É uma dificuldade enorme fazer o retorno". 

Com as chuvas, que não precisa ser muito intensa, a enxurrada que escorre pelas ruas e avenidas, abre crateras e formam verdadeiras lagoas, que dificultam a passagem de pedestres, cadeirantes, ciclistas e motoristas, independente do veículo ou caminhão que esteja dirigindo.

As ruas ficam ainda com água represada e na Avenida André Magro, com o fechamento de um dos locais de escoamento da enxurrada, formou-se uma enorme lagoa, provocando um grave problema ainda sem nenhuma ação para solucionar

A secretaria de Obras apenas interditou a grande área tomada pela água com uma simples fita sinalizadora. Quem tem a intenção de trafegar direto pela avenida sem fazer o retorno, tem que literalmente mergulhar dentro da lagoa, que tomou parte da avenida. 

Com o passar dos dias, as poças de lama vão se transformando em um ambiente propicio para a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya,  zika vírus e febre amarela. Com o sol escaldante em Coxim, em poucos dias o mau cheiro toma conta, incomodando as pessoas que residem próximas da lama podre.

As viaturas do Corpo de Bombeiros e do Samu, assim como também o caminhão da coleta de lixo, não conseguem entrar em alguns locais, principalmente nas ruas que cruzam a avenida André Magro, sentido para a avenida Presidente Vargas

O mato alto nos terrenos baldios e nas áreas destinadas às calçadas, são locais que acumulam lixos e entulhos, tornando-se ainda ambientes que podem esconder pessoas mal-intencionadas, que devido a precária iluminação pública se aproveitam dessa situação para a prática de ações perigosas para os moradores e suas residências.

Coxim está abandonado pela gestão do atual prefeito Aluizio São José (PSB), que além dos transtornos na vida das pessoas, as péssimas condições das ruas e estradas provocam a desvalorização dos imóveis e prejuízos com a manutenção dos veículos. Quem não lava o próprio carro, se quiser mantê-lo limpo, tem que pagar frequentemente um lavador. Outras despesas se referem à mão de obra de mecânicos para o conserto de suspensão, assoalho, escapamentos, pneus e compra das peças.

Os moradores e comerciantes estão utilizando as redes sociais para reclamar da situação precária de praticamente todos os bairros de Coxim e também na área rural, clamando, implorando por socorro e providências por parte da prefeitura

Na avenida André Magro, no final do ano de 2019, uma comerciante e moradora no bairro Santo André, publicou um vídeo no perfil do facebook, sentada pescando em uma enorme poça de lama no meio da avenida. O vídeo já tem milhares de visualizações, centenas de comentários e curtidas, com dezenas de compartilhamentos.

"Diante dessa caótica situação em que se encontra Coxim, muitas vezes, eu como vereadora, só me resta lamentar junto com as pessoas, apoiando-os quando possível e solicitando que a secretaria de Obras de Coxim tome as medidas necessárias, esperando ainda com ansiedade que o tão sonhado asfalto se transforme em realidade", pontuou a parlamentar. 

"Agora que a Sanesul concluiu o serviço que estavam realizando e tendo chegado ao meu conhecimento que as máquinas da empresa contratada para fazer o alfalto e a drenagem do bairro Santo André e região, já estão chegando a Coxim, temos que acompanhar passo a passo o trabalho que será feito, com início e término, sem paralisações, para que não seja mais uma obra com dinheiro público jogado rio abaixo. São milhões de reais que será pago centavo por centavo por cada cidadão coxinense", finalizou a vereadora Lucia da AAVC.

Saiba Mais

População do Bairro Santo André de Coxim pede Socorro

Chuvas invadem casas no bairro Santo André em Coxim

Moradores e comerciantes do bairro Santo André seguem pedindo socorro por melhorias

Placa denuncia o descaso e abandono do bairro Santo André em Coxim

Comerciantes e moradores do bairro Santo André em Coxim continuam amargando prejuízos com as chuvas

Coxinense publica desabafo com pedido de socorro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar