Moradores do Bairro Morada Altos São Pedro reclamam do mato alto nos terrenos baldios e nas margens das vias públicas, situação que aliada às deficiências na iluminação pública, provocam perigo e conseqüentemente, medo e insegurança aos moradores, principalmente para os estudantes e pessoas que circulam à noite no deslocamento de ida e volta de suas casas para a escola, igreja e trabalho.
Além disso, o excesso de mato deixa a região feia e com aparência desagradável, proporcionando ainda um ambiente favorável para o acúmulo de lixo, entulhos e água, tornando essas áreas em locais propícios para a proliferação de animais peçonhentos como ratos, cobras, caramujos, sapos, aranhas, lacraias e principalmente o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e febre amarela.
Enormes buracos tem ocasionado transtornos aos moradores e motoristas que trafegam diariamente pelo Bairro Morada Altos de São Pedro, onde os maiores problemas se concentram na Avenida Maranhão, que prossegue como Rua Manoel Alexandre Barbosa, margeando a BR 163, onde grandes erosões estão dificultando a trafegabilidade da população.
Nessa região, entre a BR 163 e as residências, o matagal também assusta e preocupa os moradores, pela grande quantidade e altura, que podem ser utilizados como esconderijos para pessoas mal intencionadas praticarem furtos ou roubos às residências e veículos. “A gente fica com medo de ficar em frente de casa, principalmente à noite e não conseguimos ficar sossegados, porque o mato tá invadindo tudo. Na hora de sair de casa, a gente nunca sabe se tem alguém escondido no meio do mato”, relatou a senhora Auxiliadora Santana.
Nas ruas do bairro, alguns trechos estão se tornando verdadeiros "atoleiros secos", devido a grande quantidade de areia que estão se acumulando, onde o morador da região Fabio Nathan Teixeira disse, "se alguma pessoa ou a prefeitura for fazer alguma obra, nem é necessário comprar areia, é só vim até aqui no bairro e carregar a quantidade que precisar. Quem sabe assim diminui um pouco", enfatizou.
"Situação lastimável do bairro e morosidade dessa administração que não consegue resolver os problemas corriqueiros", foi o desabafo do cidadão Francisco Assis Nogueira, que relatou o abandono e descaso com o Morada Altos São Pedro.
O morador Francisco Assis referiu-se com maior ênfase aos problemas da Rua Alagoas, onde reside, fazendo um relato das precárias situações da localidade, com relação ao mato alto, iluminação pública deficiente, grande quantidade de areia nas ruas e os buracos, que em alguns lugares já estão se transformando em enormes crateras.