Coxim MS

Maus exemplos da gestão de Coxim para a população: praça e centro de múltiplo uso no bairro Previsul

O Município possui muitos imóveis, que estão na maioria, abandonados e em péssimo estado de conservação

1 ABR 2020 - 19h:34 Por Valdeir Simão
Praça e centro de múltiplo uso no bairro Previsul Praça e centro de múltiplo uso no bairro Previsul - Foto: Valdeir Simão - Diário X

Faz tempo que a comunidade coxinense reclama do estado de conservação das praças do município, até mesmo as que estão localizadas no centro da cidade, próximas da sede do poder Executivo e do gabinete do prefeito, com a situação ficando ainda mais grave nos bairros e distritos mais distantes. 

Praças e centros de múltiplo uso em Coxim, locais que deveriam ser usados como espaços públicos organizados, com a função primordial de possibilitar a convivência entre as pessoas e a promoção de projetos educativos, esportivos e sociais, se transformaram em verdadeiras áreas de risco

No final do primeiro mandato, o prefeito Aluizio São José (PSB), entregou a reforma e revitalização da praça e do centro de múltiplo uso do residencial Previsul, onde foram investidos na obra, mais de R$ 75 mil reais dos recursos próprios da Prefeitura de Coxim.

O residencial Previsul, há muitos anos, não tem conseguido nem mesmo uma atenção básica do poder Executivo, devido ser uma comunidade pequena e distante do centro da cidade, mas com os mesmos problemas e até com uma situação ainda mais grave dos bairros maiores em extensão territorial e populacional de Coxim.

Sem nenhuma utilização e com a falta de manutenção, o dinheiro público dos coxinenses foi literalmente jogado fora, onde o prédio da praça do Previsul, que tinha como função a “Implantação de projetos sociais para crianças, adolescentes e mulheres, com o tempo livre sendo ocupado com aulas de judô e karatê como também cursos profissionalizantes para as mães que queiram complementar a renda da família”, disse o prefeito Aluizio São José na solenidade de inauguração no final de 2016

O prédio e a praça estão há muito tempo em completo descaso e abandono pela Prefeitura de Coxim, servindo apenas para o acúmulo de água parada nas salas que deveriam ser espaços de múltiplo uso.

Praticamente toda a área destinada à praça, assim como também os brinquedos para as crianças, os campos de areia para a prática do futebol e vôlei, se encontram com mato alto por todos os lados, com sujeira, folhas e galhos dos mais variados tipos e origens.

A preocupação com o surto do coronavírus não deve tirar o foco de doenças infecciosas que já circulam no Brasil, às vezes até mais contagiosas e letais. Entre essas doenças, está a terrível dengue, transmitida pelo mosquito aedes aegypti, que precisa de água parada para proliferar

Os atuais gestores de Coxim, principalmente o prefeito Aluizio São José e os responsáveis pela Saúde, Vigilância Sanitária e Gestão, estão sem moral e nenhuma credibilidade para exigir do cidadão coxinense que façam a limpeza de suas casas e quintais, com a construção de calçadas para o passeio púbico, visto que os prédios públicos de Coxim, em sua maioria, são um péssimo exemplo para a população. 

“Com que autoridade um fiscal vai cobrar do cidadão para ele limpar o quintal e faça calçada, se muitas vezes ao lado ou na frente de sua casa está o terreno ou um prédio da prefeitura com mato alto, água parada e sem calçada para o passeio público”, cobrou do poder Executivo, o senhor Osvaldo Santiago de Oliveira, 68 anos, aposentado, que se dirigiu até a reportagem do site Diário X, no bairro Previsul.

O prédio que deveria ser utilizado como um centro de múltiplo uso, está praticamente com todos os banheiros danificados. As janelas e portas estão quebradas, com cacos de vidro esparramados por todos os lados, tornando-se um perigo para as crianças e pessoas de qualquer idade

O telhado também apresenta problemas, que após as chuvas, a água fica acumulada nas dependências, tornando-se um ambiente propício para a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

As portas das salas e banheiros estão quebradas, permanecendo sempre abertas, possibilitando a entrada a qualquer hora, de pessoas mal-intencionadas, que utilizam o espaço para a prática de ações impróprias, onde pode-se observar uma grande quantidade de bitucas de cigarros, confirmando a presença de pessoas no local.

Iluminação pública

Cinco lâmpadas da praça e nas ruas próximas, permanecem acesas dia e noite, consumindo energia elétrica sem parar, com o valor da conta de luz recaindo sobre o suado contribuinte coxinense, sendo mais uma grave situação de desperdício do dinheiro público.

Por outro lado, moradores reclamam que nas ruas do bairro, tem muitas lâmpadas que ficam apagadas durante à noite, necessitando de reparos, em caráter de urgência, visto que todos pagam a taxa de iluminação pública e ficam sem usufruir do benefício, proporcionando ainda insegurança e medo ao cidadão de bem do bairro Previsul.

Saiba Mais

CONCHA "AQUÁTICA" DOIS

Mais uma obra parada em Coxim e não entregue no prazo

Praças de Coxim estão abandonadas

'Vaquinha' possibilita a limpeza de praça no centro de Coxim

"Raio X" da Praça do BNH de Coxim

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar