Coxim MS

Na sexta-feira (07) começa  em Coxim a 25ª Festa Nordestina 

6 JUL 2023 - 17h:32 Por Valdeir Simão/Diário X

Nesta sexta-feira e sábado, 7 e 8 de julho, acontece em Coxim  a 25ª Festa Nordestina, no CTN - Centro de Tradições Nordestinas Padre Cícero, na Avenida Márcio Lima Nantes, entre os bairros Santa Maria e Vila da Barra. 

Serão dois dias de festa, com apresentação de quadrilhas, onde os organizadores esperam visitantes de todo o Mato Grosso do Sul e até de outros estados,  com animação da Banda Melado do Forró e a tradicional culinária nordestina  para a grande população que prestigia o evento. 

Os festeiros prometem muito forró durante toda a festa. Outro ponto alto da festa nordestina é sua culinária, rica em variedades como: Mugunzá, baião de dois, vatapá, cuscus, buchada de bode, arroz carreteiro e várias outras iguarias da culinária nordestina que atraem pessoas de vários municípios para ouvir  e dançar músicas típicas do Nordeste, como o forró e o baião e apreciar as mais variadas expressões artísticas e culturais.

Na sexta-feira, a entrada será gratuita.

A Festa Nordestina conta com  apoio da Prefeitura Municipal de Coxim, do deputado estadual Junior Mochi, do Governo do Estado e da Câmara de Vereadores. 

Em 2009 a festa da comunidade nordestina entrou oficialmente para o calendário de festas do Estado de Mato Grosso do Sul. A lei número 3.727 inclui no Calendário Cívico e Cultural do Estado a Festa Nordestina de Coxim, realizada tradicionalmente na segunda quinzena do mês de junho a cada ano.

O projeto é de autoria do deputado estadual Junior Mochi (MDB). Segundo o emedebista, 35% da população do município é formada por famílias oriundas do Nordeste brasileiro. Ele afirmou que a proposta faz uma homenagem aos nordestinos moradores de Coxim, que ajudam a construir a riqueza social e cultural do município.

"As características da nação nordestina são bem conhecidas: força de vontade, alegria de viver e amor pela terra e pela família, valores que só enriquecem nosso Estado", explicou Junior Mochi.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar