Card: Divulgação
A Política Nacional Aldir Blanc tem o prazer de anunciar a Oficina de Arreios Pantaneiros em Miniatura - gratuita - uma iniciativa que acontecerá entre os dias 24 e 29 de novembro de 2025. As aulas ocorrerão no ateliê do renomado artesão Júlio Pipoca, localizado na Rua dos Fontoura, s/nº - Silviolândia, em Coxim, de segunda a sexta-feira nos períodos matutino (7h00 às 11h00) e vespertino (13h30 às 17h00) e no sábado (10h00 às 12h30).
Uma raiz cultural
Os arreios pantaneiros, com sua rica tradição e estilo único, são parte integrante da cultura do homem pantaneiro. Essa oficina visa não apenas a preservação dessa técnica ancestral, mas também a valorização do trabalho artesanal local. Ao aprender a fazer miniaturas de arreios, os participantes poderão mergulhar na história e nas práticas desse ofício tão relevante na identidade da região.
Geração de emprego e renda
Além de promover a cultura local, a oficina de Júlio Pipoca se destaca pela sua capacidade de gerar novas oportunidades de emprego e renda. O artesanato é uma atividade que, quando bem direcionada, pode trazer sustento às famílias e estimular a economia local. Cada peça produzida não é apenas um objeto de valor estético, mas também um potencial item de venda que pode despertar o interesse de turistas e colecionadores.
Uma visão de futuro
Segundo o turismólogo Ariel Albrecht, elaborador deste e de vários outros projetos em economia criativa em Coxim e região, a valorização do artesanato e da cultura pantaneira é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da região. "A cultura e a arte são poderosas ferramentas de transformação social e econômica. O conhecimento e as habilidades dos artesãos podem gerar um impacto significativo, especialmente quando incentivadas por iniciativas como a Oficina de Arreios Pantaneiros em Miniatura", afirma Albrecht.
Inscrições e participação
Os interessados em participar da oficina devem se inscrever antecipadamente, pois as vagas são limitadas. Esta é uma oportunidade única para aprender com um dos melhores artesãos da região e contribuir para a valorização da cultura pantaneira.
Não perca a chance de fazer parte desse projeto que une tradição, arte, e geração de renda. Participe e ajude a contar a história do Pantanal por meio do seu artesanato!
Mais informações
Para mais detalhes sobre inscrições e outras informações sobre a oficina, entre em contato com o ateliê de Júlio Pipoca pelo celular com WhatsApp: 67 9 9906-3318 e também pelas redes sociais do projeto.
Para a aula inaugural nesta segunda-feira, 24 de novembro, haverá quebra-torto a partir das 6h00, almoço de comitiva a partir das 11h00 e chá da tarde às 15h40 aos participantes.