No Templo da Loja Maçônica Acácia de Coxim, o Capítulo Guardiões da Natureza da Ordem DeMolay, realizou no sábado (18) a reunião ritualística de iniciação e sessão solene aberta ao público, com a Investidura ao Grau Chevalier, onde na oportunidade foram também apresentadas as Cerimônias das Luzes e das Flores.
Foram iniciados os jovens Renan Marques de Lima, 12 anos, filho de Elizabete Marques Imolene de Lima e Joekson Pereira Lima e Vinicius Vilela Arcanjo, 15 anos, filho de Jordelina de Souza Arcanjo e Marcilio de Souza Arcanjo.
A sessāo foi presidida pelo Mestre Conselheiro (Presidente) Eduardo Machry Pozzobon, Primeiro Conselheiro (1º Vice-Presidente) Rafael Goes Cardoso Paro e Segundo Conselheiro (2º Vice-Presidente) Anderson Yudi Taniguti.
No intervalo entre a cerimônia ritualística e a sessão pública, Valdeir Simão, que é Sênior DeMolay e um dos membros fundadores da Ordem em Coxim, ministrou uma palestra sobre o estandarte do Capítulo, onde cada detalhe foi criteriosamente pensado e idealizado por ele, ficando visualmente bonito e a Ordem DeMolay simbolicamente representada em toda sua grandeza, mas com as particularidades do Capítulo Guardiões da Natureza de Coxim.
Grau Iniciático e Cerimônia das Luzes
Os dois jovens iniciados no Grau Iniciático terão, como o próprio grau diz, a iniciação às doutrinas da organização, quando o adolescente irá descobrir e aprender a respeito das sete virtudes cardeais de um DeMolay: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo, colocando-as em prática em sua vida diária.
A Cerimônia das Luzes, que faz referência às sete virtudes cardeais que são os ensinamentos básicos de um DeMolay, foi brilhantemente ministrada por Gabriel Ortelhado, que também desempenhou as funções de Escrivão e na Investidura ao Grau de Chevalier, de Grande Capelão.
Cerimônia das Flores
João Alfredo Dias Galvão ministrou a Cerimônia das Flores, onde a emoção tomou conta de todos, deixando as mães com lágrimas escorrendo pelo rosto. A Cerimônia das Flores é uma das mensagens mais bonitas que a Ordem DeMolay possui, direcionada não somente para um novo iniciado, mas especialmente para as mães, sobre as quais se tem uma influência cativante e muito emocionante.
Grau de Chevalier
Na sessão solene, João Alfredo Dias Galvão foi investido ao Grau de Chevalier, em uma emocionante cerimônia realizada por Luciano Guerra Gai, Rômulo Guerra Gai, Gabriel Ortelhado e Vitor Jorge da Cunha Campos, do Capítulo Antonio Alarico Faro, de Corumbá/MS.
O Grau de Chevalier é a maior honraria que um DeMolay ativo pode receber. Para o Sênior DeMolay, esta honraria está atrás apenas da Legião de Honra. O Supremo Conselho poderá conferir o Grau de Chevalier a um membro da Ordem DeMolay, ou a um Sênior DeMolay que tenha desempenhado serviços notáveis e meritórios em benefício da Ordem DeMolay e que tenha sido um membro conceituado e atuante durante um período de pelo menos 04 (quatro) anos consecutivos.
No uso da palavra, os DeMolays e Maçons manifestaram agradecimentos pelas presenças e de forma especial aos pais e familiares pela confiança na iniciação dos seus filhos, parabenizando o João Alfredo pela Investidura ao Grau de Chevalier e tecendo elogios aos componentes do Capítulo pelas belíssimas cerimônias.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto/MS, Vitor Jorge da Cunha Campos, do Capítulo Antonio Alarico Faro, de Corumbá, representando o Grande Mestre Estadual Adalberto Neto, o Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo de Coxim, maçom Reginaldo Silva Santos, os membros do Conselho Consultivo Luciano Guerra Gai e Paulo Cézar Mariano da Costa, Rômulo Guerra Gai, ambos da Loja Acácia de Coxim, Carlos Cezar Fontoura da Loja Maçônica Amor e Justiça e Joekson Pereira Lima da Loja Maçônica Vigilantes do Taquari, maçom Marcos Rodrigues Marques, assessor parlamentar do presidente da Assembeia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi, além de familiares, convidados e a imprensa, através do site Diário X.
Confraternização
Após a sessão solene, foi realizada uma confraternizaçāo na Chácara Cajueiro, no Bairro Vale do Taquari, de propriedade do maçom Joekson Pereira, que junto com a sua esposa, filhos e outros componentes de sua família, recepcionaram a todos com atenção e carinho.
Churrasco, arroz, maionese, vinagrete, bebidas geladas, sobremesa, tudo estava perfeito, onde a música ambiente e um bom bate papo, fez com que diminuísse a tensão, depois de fortes emoções ocasionadas pelas belíssimas cerimônias realizadas pelo Capítulo Guardiões da Natureza da Ordem DeMolay de Coxim.
Por: Valdeir Simão