Coxim MS

Prefeito de Coxim prestigia inauguração da imponente estátua do Sertanista Domingos Gomes Beliago no 47º BI

30 JUN 2022 - 20h:23 Por Redação/EC
Foto: Divulgação PMC

Na noite desta quarta-feira (29), o Prefeito de Coxim, Edilson Magro participou das festividades em comemoração aos 46 anos do 47° Batalhão de Infantaria.

"O Guerreiro Pantaneiro", foi criado por Decreto Presidencial, em 7 de novembro de 1975, sendo efetivamente implantado em Coxim em 1° de janeiro de 1976. Seu núcleo formador foi a 3ª Companhia de Fuzileiros do 42° Batalhão de Infantaria Motorizado, então sediado em Goiânia-GO.

No ano de 2016, por intermédio da Portaria nº 1.505, de 10 de novembro de 2016, o 47º BI recebeu a denominação histórica de “BATALHÃO SERTANISTA DOMINGOS GOMES BELIAGO”, em homenagem ao fundador do Arraial do Beliago (hoje Coxim) solidificando a relação com a cidade do Pé de Cedro.

O Batalhão inaugurou a estátua do Sertanista Domingos Gomes Beliago, alocada na frente do 47º Batalhão de Infantaria, no dia em que o Batalhão completou mais um aniversário (29 de junho).

A obra, que tem quatro metros e meio de altura, foi feita em barro, uma parceria do 47° BI e o escultor José Branco (Zé Português). A estátua foi instalada em uma base no formato de uma torre de castelo. Ela materializa o sertanista Beliago que no ano de 1729 instaurou um povoamento na margem esquerda do rio Taquari, fomentando a criação da cidade de Coxim.

Segundo o Tenente-Coronel de Infantaria, Wanderlino Moreno Junior, no interior da obra serão depositadas cartas escritas pelos alunos da rede de ensino da cidade e uma lâmina de acrílico com as assinaturas de integrantes da sociedade local. 

Em posição secreta no interior do Beliago, o comandante do 47º Batalhão de Infantaria colocará uma mensagem para ser lida no ano de 2122, aos futuros integrantes do batalhão e da sociedade coxinense.
Para o Prefeito de Coxim a imponente obra é um marco cultural e turístico para o município, “momento histórico para Coxim, só temos a agradecer ao 47° BI na pessoa do Tenente-Coronel Wanderlino Moreno e ao José Português, que foi o escultor dessa grande obra de arte, que além da parte histórica cultural, será uma referência turística para o município", disse Edilson Magro. 
 
José Branco afirmou que durante a construção da obra, descobriu que a estátua de barro de Beliago é a maior estátua de barro construída no mundo, e que o Guinness World Records foi acionado.

Paulo Monteiro/AssCom PMC

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar