Coxim MS

Projeto apresentado pela vereadora Professora Marly Nogueira que denomina Rua Antonio Cipriano da Silva - o Toninho Topógrafo - é aprovado em Coxim  

27 JUN 2023 - 15h:44 Por Valdeir Simão/Diário X
Vereadora Marly Nogueira,  Toninho Topógrafo e familiares. Vereadora Marly Nogueira, Toninho Topógrafo e familiares. - Foto: Arquivo pessoal e Valdeir Simão

Na sessão plenária de segunda-feira, 26 de junho, a Câmara de Coxim aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 13/2023, de autoria da vereadora Professora Marly Nogueira, que denomina de Rua Antonio Cipriano da Silva, a Travessa Projetada, localizada entre as ruas Galileu do Amaral e Odilon Ferreira, no bairro Flávio Garcia, em Coxim.  

Na justificativa do projeto, a vereadora declarou que é justa a homenagem,  tratando-se de uma pessoa que  somou uma imensa contribuição à sociedade coxinense  no decorrer da sua vida pública e pessoal. "A família do senhor Antonio fará a doação para o Departamento de Habitação do município, dos mapas que ele usou a vida toda para trabalhar em Coxim, que tem uma importância afetiva e histórica muito grande. O ato de doação será realizado na Prefeitura de Coxim, com a presença do prefeito Edilson Magro,  em data a ser definida", explicou Marly. 
  
Antonio Cipriano da Silva nasceu em Coxim no dia 08 de agosto de 1952. Filho de  Agostinho Ciprino da Silva e Paulina Soares.  

Toninho Topógrafo, como era conhecido, faleceu no dia 07/12/2022, aos 70 anos, em decorrência de vários problemas de saúde, deixando 3 filhos: Fábio, Joyce e Joany e 7 netos: Isabelly, Pedro Henrique, Amanda, Guilherme, Lívia, Eduardo e Lara. 

Toninho, com sua função de topógrafo,  desempenhada por mais de 50 anos com amor, dedicação e competência, prestou muitos serviços para a comunidade coxinense. Conhecia cada canto da cidade e da área rural, sabendo o nome de todas as ruas, os números das quadras e dos terrenos. 

Entre os serviços prestados pelo Toninho, destaca-se os desmembramentos e formação de vários loteamentos, contribuindo com o seu vasto conhecimento na área de topografia para o desenvolvimento de Coxim.

Joyce Muller, representando a família do  Toninho, disse: "Meu pai sempre foi muito carinhoso e cuidadoso com os filhos e netos. Um homem honesto, trabalhador e muito festeiro, que trabalhou até os últimos dias de sua vida, creio que isso é o que o mantinha vivo. Ele era muito alegre, sarrista e  seus dizeres fazem parte do nosso cotidiano. Sentimos muito falta dele todos os dias, mas sabemos que estava na hora dele descansar, pois nos últimos dias ele estava sofrendo muito". 

"Queremos agradecer a vereadora Marly Nogueira pela indicação da linda  homenagem com o nome do meu pai em uma rua de Coxim e também ao prefeito Edilson Magro. Seremos eternamente gratos", finalizou Joyce. 
  
Eder Soares Marques, servidor cedido da Prefeitura de Coxim para a Câmara de Vereadores, com permissão dos parlamentares, usou a palavra e com emoção e saudosismo, declarou: "Quero agradecer a vereadora Marly e demais vereadores por essa justa homenagem. Conheço o Toninho e sua família há muito tempo. Fizemos muitos serviços em Coxim, inclusive onde hoje é o campo de aviação, que antigamente era só mato. Sempre que passo por locais da região, me lembro dos locais que trabalhamos, junto com outro parceiro que abria as picadas e o Toninho sempre nas viagens ouvindo Dire Straits (banda de rock britânica), que ele gostava muito";

"É difícil recordar algum momento da minha vida que não me lembro dele. Por exemplo, eu era muito ruim de matemática e comecei a trabalhar com o Toninho e o senhor Aspano. Eu era desenhista mas hoje, apesar de ter o material não exerço mais a profissão, mas tive a satisfação de aprender muito de trigonometria, aprendendo seno, cosseno, tangente e muito mais, onde até tirei nota dez.  Com o Toninho, tive um aprendizado que guardo pra vida toda. Agradeço aos familiares e ao Toninho que foi uma pessoa muito importante na minha vida também", finalizou Eder Marques.     
  
Confira a galeria, com fotos do arquivo pessoal da família e da sessão plenária da Câmara Municipal, de Valdeir Simão/Diário X:

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar