No sábado, 17 de maio, na praça Zacarias Mourão (Pé de Cedro), os participantes do Projeto Capoeira Nação Primitiva, receberam uniformes, chamados de abadás, essenciais para a prática de uma importante cultura popular brasileira, que tem como principais valores a união, companheirismo, respeito, disciplina, perseverança e honra.
O projeto tem como objetivo auxiliar os alunos para a prática da capoeira, como ferramenta de disciplina e educação, incentivando a participação e o desenvolvimento da modalidade.
O uniforme, composto por uma calça de capoeira e uma camiseta, foi doado pelas empresas Arena Pizzaria e JB Forros.
Mestre Pernalonga, responsável pelo projeto Nação Primitiva, agradece aos empresários que fizeram a doação dos uniformes e também ao prefeito de Coxim Edilson Magro pelo apoio a capoeira.
"Apenas alguns alunos foram receber os uniformes, representando os demais. O nosso projeto está moldando o futuro dos alunos, criando cidadãos de bem, e a entrega dos uniformes foi realizada na Praça Pé de Cedro por se tratar de um lugar muito querido pela população da nossa cidade e de forma especial pelos participantes e simpatizantes da capoeira", declarou o Mestre Pernalonga.
Símbolo de combate e resistência, a capoeira faz parte da identidade cultural brasileira, sendo reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte, enquanto expressão artística brasileira que mistura esporte, luta, filosofia, dança e musicalidade.