O Governo de Mato Grosso do Sul confirmou a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais. Os valores serão depositados na quarta-feira (24) e liberados para saque no dia seguinte, 25 de setembro, contemplando cerca de 82 mil servidores ativos e inativos. A medida vai injetar aproximadamente R$ 300 milhões na economia sul-mato-grossense. A segunda parcela permanece prevista para dezembro.
O governador Eduardo Riedel (PP) afirmou que a antecipação busca conciliar responsabilidade fiscal com estímulo econômico. "A antecipação de metade do 13º salário dos servidores estaduais para setembro é uma medida responsável que valoriza quem trabalha e movimenta a economia de Mato Grosso do Sul. Uma decisão que fortalece o consumo, mantém a confiança e garante mais equilíbrio neste momento em que o país desacelera", declarou.
A iniciativa ocorre em um momento considerado estratégico para o setor varejista, às vésperas de datas comemorativas como o Dia das Crianças. De acordo com a economista do IFP-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS), Regiane Dedé de Oliveira, o impacto do recurso deve ser sentido em diferentes frentes.
"Esse recurso extra no bolso dos servidores pode ter dois efeitos positivos: de um lado, impulsiona o consumo imediato, especialmente em setores como vestuário, calçados, alimentação e lazer. De outro, ao permitir a quitação de dívidas, libera margem de crédito e dá maior segurança para compras futuras, contribuindo para manter a roda da economia girando", explicou.
Para o presidente do IPF-MS e do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, a injeção financeira é um incentivo para que empresários se preparem para o aumento da demanda. "Essas estimativas são animadoras para o empresário do comércio do Estado e é um incentivo para que o setor se prepare para atender às necessidades desse segmento, cada vez mais relevante na economia e com poder de compra", disse.
Levantamento realizado pelo IPF-MS em parceria com o Sebrae indica que, apesar da retração no gasto médio por consumidor, cresceu o desejo de presentear. Esse comportamento deve ampliar o fluxo de consumidores nas lojas durante o mês de outubro, coincidindo com a liberação da primeira parcela do benefício.
Além dos servidores ativos, o pagamento contempla também aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade que receberam em 2025.
CGNEWS