Prefeitura Municipal de Coxim

Coxim é destaque em prêmios de práticas integrativas e complementares em saúde

29 SET 2023 - 19h:22 Por Redação/PE
Foto: Divulgação AssCom PMC Foto: Divulgação AssCom PMC

Os profissionais de saúde do município de Coxim conquistaram prêmios destacados no 2º Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (ECOPICS) que ocorreu no dia 25 a 29 de setembro de 2023 em Campo Grande. 

O evento reuniu gestores, trabalhadores, pesquisadores, estudantes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), para discutir e compartilhar experiências sobre as PICS na região.

Mariza da Silva Rodrigues, Agente de Saúde, foi premiada em primeiro lugar no eixo de terapias vibracionais, categoria de vídeo, recebeu reconhecimento pelo seu trabalho em cromoterapia com o grupo de gestantes da Unidade de Saúde ESF Rural Argemiro Souza Barbosa. A cromoterapia é uma técnica que utiliza as cores para harmonizar e equilibrar o corpo e a mente, promovendo bem-estar e qualidade de vida.

Além disso, João Paulo Assunção Borges, docente do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Coxim, foi premiado em primeiro lugar de trabalho acadêmico na categoria de Gestão de PICS. O trabalho apresentou um diagnóstico situacional das PICS nos municípios do estado, identificando as principais dificuldades e potencialidades para sua implementação e fortalecimento.

Destacando a colaboração intermunicipal, o trabalho conjunto da psicóloga Lilian Mitiko Tomioka, do município de Terenos, e do Farmacêutico Lucas Silva Peixoto, de Coxim, intitulado “Parceria intermunicipal entre Terenos e Coxim para capacitação de profissionais de saúde em fitoterapia, plantas medicinais e aromaterapia,” também recebeu reconhecimento na área de gestão de PICS ficando em primeiro lugar na categoria vídeo. O trabalho relatou a experiência exitosa de capacitação dos profissionais de saúde dos dois municípios em fitoterapia, plantas medicinais e aromaterapia, que são modalidades que utilizam plantas ou seus derivados para prevenir ou tratar diversas doenças.

Pelo segundo ano consecutivo, Coxim destaca-se por sua contribuição significativa nas práticas integrativas e complementares em saúde (PICS). Em 2022, o município conquistou o quarto lugar no estado do Mato Grosso do Sul com o relato de experiência intitulado “A Inserção da Aromaterapia, Reflexologia e Meditação no PSF Rural de Coxim”. 

Essa conquista ressalta a importância vital das PICS, que visam a prevenção de doenças, promoção da saúde e sua completa recuperação, oferecendo cuidados continuados, humanizados e abrangentes, além de valorizar o conhecimento popular de nossa comunidade local.

Atualmente, a capacitação nessa área é oferecida nos municípios, em colaboração com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, representada pelo professor João Paulo e pelo Farmacêutico Lucas. Esses profissionais se encontram mensalmente para fortalecer essa parceria essencial. A agente de saúde Mariza está prestes a concluir o curso de Automassagens Chinesas, uma oportunidade proporcionada pelos organizadores do 2° ECOPICS em agosto. Ela já começou a introduzir essas automassagens entre os profissionais de saúde do ESF Rural, o grupo de gestantes, o hiperdia (hipertensos e diabéticos) e o grupo de atividade física coordenado pelo profissional de educação física Roni Rodrigues.

O prefeito Edilson Magro parabenizou os profissionais premiados e ressaltou o compromisso da gestão municipal com as PICS. “Nós temos uma equipe qualificada e engajada com as PICS, que são uma política pública importante para o SUS. Nós apoiamos e incentivamos as iniciativas dos nossos profissionais, que estão sempre buscando se capacitar e oferecer um atendimento diferenciado e humanizado para a nossa população”, afirmou.

Os prêmios recebidos pelos profissionais de Coxim são um reconhecimento do trabalho desenvolvido no município e um estímulo para a continuidade e ampliação das PICS, que são uma forma de cuidar da saúde de forma integral, respeitando a diversidade cultural e valorizando o saber popular.

Augusto Marques/AssCom PMC

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar