Coxim MS

Coxim sedia Seminário do Patrimônio Cultural para debater memória e história local

11 JUN 2026 - 16h:55 Por Redação/VS
Coxim sedia Seminário do Patrimônio Cultural para debater memória e história local. Arte; Divulgação AssCom PMC Coxim sedia Seminário do Patrimônio Cultural para debater memória e história local. Arte; Divulgação AssCom PMC

A cidade de Coxim recebe, nos dias 15 e 16 de junho, o Seminário do Patrimônio Cultural de Coxim. O evento, que acontecerá  na Câmara Municipal, reúne pesquisadores, gestores, artistas e a comunidade com o objetivo de valorizar a memória coletiva e debater políticas de preservação do patrimônio material e imaterial do município. A programação é estruturada com palestras, visitas técnicas a espaços históricos e a formulação de propostas para o fomento da cultura regional.

A realização do evento atende a uma demanda antiga dos produtores culturais da região. O aprimoramento das políticas de preservação histórica, que já era uma preocupação da atual gestão municipal, foi impulsionado por uma solicitação feita pelo professor e mediador do evento, Paulo de Carvalho, durante as reuniões do Forarte. O pedido foi prontamente acolhido e viabilizado por meio de uma ação conjunta entre o prefeito Edilson Magro e o diretor-presidente da FUNRONDON, Darinei Nery.

Com o tema “Territórios Vividos e a Reinvenção das Memórias Coletivas”, as atividades começam na segunda-feira (15), a partir das 14h, com visitas técnicas ao Museu Arqueológico e Histórico de Coxim (MAHC), ao MHS e ao Parque Temático.

 A abertura oficial no plenário ocorre às 19h30 e contará com a presença de autoridades locais e estaduais, como Melly Sena, gerente de Patrimônio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Logo em seguida, o historiador e superintendente em exercício do IPHAN, José Augusto Carvalho dos Santos, ministra a palestra “Memória e Patrimônio”. A primeira noite também dedicará espaço para debates sobre a Rota das Monções e apresentações dos responsáveis pelos museus locais.

No segundo dia de evento, terça-feira (16), o cronograma prático tem início às 07h30 com uma visita ao Letreiro Monçoeiro. No período da tarde, as equipes farão visitas ao 47° Batalhão de Infantaria e ao Executivo Municipal. À noite, a partir das 19h30, o foco retorna ao plenário com um painel sobre arqueologia, conduzido pelo arqueólogo do IPHAN, Rafael Sebastian Medeiros Saldanha. Na sequência, o secretário municipal de Desenvolvimento, Saimon Cândido, e o presidente da FUNRONDON, Darinei Nery, debaterão os desafios administrativos enfrentados na preservação do Pé de Cedro, um dos principais símbolos de Coxim.

O encerramento do seminário tem como foco a viabilidade econômica e o planejamento futuro de projetos culturais. A superintendente do Ministério da Cultura em Mato Grosso do Sul (MinC/MS), Caroline Garcia, apresentará os mecanismos e fontes de financiamento disponíveis para as áreas de patrimônio e memória. Os trabalhos serão concluídos com um debate geral para a formulação de propostas práticas, visando orientar políticas públicas que assegurem a revitalização dos espaços históricos e a transmissão contínua da cultura pantaneira para as futuras gerações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar