O prefeito de Coxim, Edilson Magro, reuniu sua equipe nesta quarta-feira (10), para tratar dos percentuais de reajustes dos salários dos servidores públicos municipais. O gestor demonstrou compromisso com a valorização dos profissionais que atuam na administração municipal e anunciou os seguintes índices:
- Para os professores, o percentual é de 3,62%, conforme já determinado pelo Governo Federal, seguindo o Piso Nacional do Magistério, a equipe segue com estudos para determinar o valor a ser aplicado no município.
- Para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, o reajuste será de 6,97%, seguindo o mesmo percentual do salário mínimo nacional.
- Para os servidores administrativos, o reajuste será definido de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que deve ser publicado nesta quinta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Os reajustes serão enviados, conforme necessidade de Projeto de Lei, para a Câmara Municipal, para apreciação e votação dos vereadores. O prefeito ressaltou que os valores de complementação da enfermagem vêm sendo pagos conforme os índices pagos pela União.
Histórico de reajustes
Edilson Magro tem um histórico de reajustes salariais acima da média para os servidores públicos municipais. Em 2023, ele aplicou o percentual do Piso do Magistério acima do instituído pelo Governo Federal e reajustou a reposição inflacionária dos administrativos em 9,55, acima da inflação. O Executivo Municipal aplicou o percentual de 14,5% sobre a folha de maio, não retroagindo seus efeitos a janeiro de 2023, trazendo um ganho a categoria de 2,74%, sobre o salário. Para o administrativo, foi feito a reposição inflacionária salarial em 7,5%, superando o índice de inflação que era de 4,5%.
Em janeiro de 2022, o prefeito de Coxim garantiu aos servidores municipais o reajuste de 10%. Em julho, ele aplicou o Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, além de insalubridade de 20%. No mesmo ano, em novembro, Edilson Magro concedeu reajuste de vencimentos de 10% aos servidores públicos municipais efetivos e comissionados, o realinhamento salarial adequou os salários equiparando percentualmente, favorecendo quem estava com salários defasados. Os percentuais variaram de 4,99% a 22,9%, conforme a remuneração recebida.
Reconhecimento e agradecimento
O prefeito de Coxim afirmou que os reajustes salariais são uma forma de reconhecer e agradecer o trabalho dos servidores públicos municipais, que contribuem para o desenvolvimento de Coxim. Ele destacou que a administração municipal tem buscado equilibrar as contas públicas, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados à população. Ele também agradeceu o apoio dos vereadores, que tem aprovado os projetos de lei que beneficiam os servidores e a população.
O chefe do Executivo disse que espera contar com a dedicação e o comprometimento dos servidores públicos municipais para continuar realizando uma gestão eficiente, transparente e participativa, que atenda aos anseios e às necessidades dos coxinenses. Ele reafirmou seu compromisso com a valorização dos profissionais que fazem parte da administração municipal e disse que continuará buscando melhorias nas condições de trabalho e na qualidade de vida dos servidores.
Augusto Marques/AssCom PMC