Arte: Divulgação AssCom PMC
O município de Coxim está com inscrições abertas para o Programa Família Acolhedora, uma iniciativa fundamental de proteção temporária a crianças e adolescentes afastados de suas famílias por situação de negligência ou violência, mediante ordem judicial.
Executado pela Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, com o apoio do Ministério Público de MS, o serviço consiste em uma medida protetiva provisória e excepcional. Nele, famílias previamente cadastradas e capacitadas recebem crianças e adolescentes afastados de seu núcleo familiar original por determinação judicial, até que possam ser reintegrados à família de origem/extensa ou encaminhados à adoção.
O acolhimento é temporário e voluntário. Todo o processo inclui acompanhamento técnico contínuo da equipe da Assistência Social, garantindo suporte ao núcleo acolhedor desde a inscrição até o encerramento do serviço.
Em vídeo oficial, o promotor de justiça Dr. Marcos André Sant’Ana Cardoso reforça o convite à sociedade: “Gostaria de me dirigir a toda a comunidade coxinense para convidar as famílias para fazer o cadastro no programa de famílias acolhedoras. O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece vários direitos e, quando há ameaça ou violação desses direitos, pode ser necessário retirar crianças e adolescentes de sua família de origem para garantir proteção e segurança. É este o papel do Família Acolhedora em Coxim, garantindo acolhimento temporário com apoio e capacitação do Poder Executivo por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social”. “Quem estiver interessado em prestar esse serviço comunitário de grande importância, por favor, entre em contato com a Assistência Social. O programa oferece treinamento e orientação especializada”, destaca o promotor.
Entre os critérios para ser Família Acolhedora em Coxim estão:
- Ter mais de 25 anos,
- Residir no município de Coxim,
- Demonstrar interesse e compromisso com o cuidado, proteção afetiva e emocional de crianças e/ou adolescentes,
- Contar com espaço adequado para acolhê-los,
- Atender aos demais requisitos previstos pela regulamentação municipal.
Como se inscrever
As inscrições devem ser realizadas pelo formulário online, acessível via link ou QR Code nos materiais oficiais. Mais informações e atendimento podem ser obtidos presencialmente na Rua 10 de Dezembro, no Centro de Coxim, ou ainda por WhatsApp no número (67) 99827-3281, e pelo e-mail equipedealtacx@gmail.com.
Participe, faça parte e faça a diferença. Uma cidade que cuida de suas crianças e adolescentes transforma o futuro de toda a comunidade.