Casas destelhadas, paredes derrubadas, queda de árvores e danos na rede de iluminação pública foram alguns dos estragos verificados na tarde de ontem em São Gabriel do Oeste, cidade a 140 quilômetros de Campo Grande, com a passagem de um vendaval. Um barracão de suínos desabou com a força do vendaval e os animais ficaram espalhados no entorno.
Segundo divulgou a administração municipal, os estragos foram mais significativos nos bairros Jardim Gramado, São Cristóvão e Fênix.
Conforme informações do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a estação meteorológica próxima ao posto da Polícia Rodoviária Federal, registrou rajadas de vento atingindo a marca de 72 quilômetros por hora, no começo da tarde. Os maiores estragos foram com a força do vento, já que choveu pouco, cerca de 2 milímetros.
Equipes da Assistência Social e Infraestrutura ainda durante a tarde foram às ruas identificar os reparos necessários e dar suporte a quem teve prejuízos. Uma moradora precisou de cuidados médicos, após ser atingida por uma telha.
Ainda segundo divulgação da prefeitura, o vendaval se estendeu por cerca de uma hora. Funcionários do município, bombeiros, profissionais do Samu percorreram a cidade auxiliando moradores.
A administração informou que prestará assistência a quem teve prejuízos. Houve imóveis em que o vento forte derrubou o muro, outros perderam telhas, em outros locais foram os galhos que ficaram espalhados.
A previsão do tempo para o Estado é de mais um dia com temperaturas elevadas, chegando a superar os 40º na região pantaneira. Para São Gabriel, há previsão de chuva entre 11h e 13h, com a temperatura máxima prevista em 34ºC.
Maristela Brunetto/CGNews