David Soares Andrade, 23 anos, conhecido como “Coala”, morreu na manhã desta sexta-feira (5), após trocar tiros com a polícia, durante Operação Divisa Segura, em Sonora, distante 362 quilômetros de Campo Grande.
A ação envolvendo 70 policias civis e militares é coordenada pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e visa o combate ao crime organizado no município. A megaoperação conta ainda com o apoio de uma aeronave.
Segundo o delegado titular de Sonora, Alan Patrick Rodrigues da Cruz, ao todo foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. Durante abordagem na casa de David, ele reagiu a abordagem dos policiais da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), houve troca de tiros e ele acabou sendo atingido.
Os policias levaram o rapaz para o hospital, mas ele não resistiu. David acumulava passagens criminais, entre elas a de homicídio, tráfico de drogas e roubo.
O objetivo da força-tarefa, conforme explica o delegado é devolver a segurança para a população da cidade. "Queremos recuperar a segurança pública de Sonora que vem sendo palco de vários crimes de tráfico e homicídio qualificado, para que população volte a sair na rua sem preocupação", disse.
Durante a ação, foi apreendido uma arma e droga.
Na semana passada - A ação começou na quinta-feira (28) e na ocasião sete pessoas foram presas. Além disso, José Augusto Pereira da Silva, de 28 anos, conhecido como “Da Leste”, morreu após trocar tiros com os policiais.
Conforme apurado pela reportagem, os presos foram levados para Campo Grande. A investigação da Polícia Civil de Sonora representou pelo pedido de prisão de faccionados que aterrorizam a cidade, com isso, equipes da Capital - do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros), Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) e Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos) - foram até o município para dar a apoio na captura dos procurados. A Polícia Militar também participou das diligências.
Troca de tiros - Da Leste morreu após trocar tiros com a polícia, no fim da manhã desta quinta-feira (28), em uma casa na Rua do Engenho, na Vila Nova, em Sonora. Inicialmente, foi informado que a casa onde ocorreram os fatos se trata de uma boca de fumo.
De acordo com as informações da Polícia Militar, que presta apoio na ação, a investigação é conduzida pelo Garras, que chegou ao endereço do suspeito através de um trabalho de inteligência.
Quando chegou no imóvel, a polícia foi recebida a tiros pelo suspeito e revidou. Da Leste foi atingido e morreu no local.
Informações iniciais são de que a casa era utilizada como boca de fumo. No imóvel, foram encontradas drogas e armas, mas sem quantidade informada ainda.
Bruna Marques e Sidney Assis, de Sonora/campograndenews