Ciência e Tecnologia

Enem Digital tem baixa adesão já no primeiro dia de prova

31 JAN 2021 - 13h:36 Por Emilly Constanci
A Faculdade de Comunicação da UFMS foi um dos pontos disponibilizados para a realização da prova A Faculdade de Comunicação da UFMS foi um dos pontos disponibilizados para a realização da prova - Foto: Brenda Machado

Com a opção de ser aplicado em um novo formato, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital 2020 foi visto como uma alternativa mais viável para alguns candidatos, mas parece não ter conquistado muitos.

Inicialmente, as provas haviam sido marcadas para o mês de outubro, mas, com o agravamento da pandemia da Covid-19, veio o adiamento.

Assim, a aplicação do Enem Digital 2020 acontece no domingo (31) e também no próximo domingo.

"Em meio de uma pandemia, eu optei pelo Digital por ter mais segurança", disse a estudante de 18 anos, Isadora Miranda sobre o motivo pelo qual escolheu o novo modelo.

Ela terminou o ensino médio em 2019, mas ainda tenta uma vaga para ingressar na faculdade dos sonhos, o curso de Direito.

Como a pandemia foi, infelizmente, sua aliada durante o tempo de preparação para o Exame, a estudante passou um ano estudando por cursinho online.

Segundo ela, mesmo tendo fácil acesso e tempo para estudar, fazer isto sozinha trouxe certa dificuldade. "Quando você tá numa sala de aula com outras pessoas, você pode pedir ajuda, tirar dúvidas, mas desta vez eu tive que me virar sozinha.".

Apesar da falta de interação, ela está otimista pelo resultado do esforço. E o mesmo acontece com outro candidato, Juarez Carrilho, de 26 anos.

O jovem teve de dividir o tempo entre os estudos e o trabalho. Formado em Arquitetura e Urbanismo, pela Uniderp, agora ele tenta uma vaga também para a faculdade de Direito.

Em relação à escolha, além do quesito segurança, Juarez acredita que Enem Digital soa mais dinâmico que o modo convencional. "Eu quis aproveitar essa nova opção que o Inep deu, até porque eu imagino que deva ser mais prático, menos cansativo que o [formato] impresso."

Para ajudar os participantes, o Ministério da Educação disponibilizou vídeos para os candidatos que optaram pela prova Digital, para orientá-los no acesso ao Exame.

Enem

Para garantir que nenhum candidato tente fraudar as regras, as provas serão feitas em computadores sem acesso à internet ou qualquer acessibilidade, como calculadoras e editor de texto.

Ainda que as questões objetivas sejam todas feitas em aparelho eletrônico, a redação, que está sendo aplicada na prova de domingo (31), sem mantém manual.

Ao todo, no Brasil, 93 mil pessoas estão inscritas na modalidade Digital.

Procurada pela reportagem do Correio do Estado, a coordenação estadual do Enem informou apenas que os aplicadores e demais responsáveis não poderiam dar entrevista, e não repassou informações a respeito de número de candidatos em Mato Grosso do Sul ou lista dos pontos de aplicação do Exame.

Fonte: Correio do Estado MS - Brenda Machado
    

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar