Ciência

Lua de Sangue: Eclipse lunar total será visível em Mato Grosso do Sul

Fenômeno ocorre neste domingo, a partir das 23h até a 1h de segunda

14 MAI 2022 - 19h:00 Por Redação/TR
Eclipse lunar do domingo será um total, que resultará na Eclipse lunar do domingo será um total, que resultará na - Foto: Giphy

Acontece no domingo (15) um eclipse lunar total, causando o fenômeno da "Lua de Sangue", que poderá ser visto de toda a América do Sul, incluindo o Brasil, América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.

Ao JD1 Notícias, o acadêmico de física e monitor do Clube de Astronomia Carl Sagan, Henrique Amaral Arcuri, de 22 anos, explicou o que ocorre durante o eclipse. “O eclipse lunar é um fenômeno que acontece quando a Lua se posiciona atrás da sombra da Terra”, explicou.

“O eclipse lunar, acontece pelo menos 2 vezes por ano, geralmente na lua cheia anterior ou na posterior a um eclipse solar”, complementou.

Sobre a cor da lua durante o evento astronômico, que dá origem ao nome “Lua de Sangue”, Henrique contou que a coloração avermelhada é uma interação da proximidade da Lua com a atmosfera terrestre e os raios solares. “O sol emite luz branca, que é a junção de todas as cores, mas quando a Lua está na sombra da Terra, apenas as colorações de baixa frequência, como o vermelho e laranja, são refletidas da atmosfera terrestre em direção a Lua”, disse.

O monitor ainda destacou que, ao contrário de um eclipse solar, que é necessário o uso de proteção ocular e vários outros cuidados para se observar o fenômeno, durante um eclipse lunar não é necessário nenhum cuidado adicional.

E, com sorte, o eclipse será visível de Mato Grosso do Sul, das 23h do dia 15 até a 1h do dia 16, mas para isso, o céu deve estar limpo, sem nuvens cobrindo a lua no momento.

Pedro Molina - JD1 News / Foto: Giphy

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar